Manchetes do dia

Terça-feira 28 / 07 / 2015

O Globo
"Dilma agora responsabiliza Lava-Jato por queda do PIB"

Presidente pede que ministros mobilizem aliados pela aprovação do ajuste

Para a petista, investigação sobre Petrobras já derrubou em um ponto o desempenho da economia

Em reunião com o vice, Michel Temer, e 12 ministros, a presidente Dilma afirmou ontem, segundo alguns presentes, que a Lava-Jato, que investiga corrupção na Petrobras, já provocou queda de um ponto percentual no Produto Interno Bruto (PIB), sem dar detalhes do cálculo. A pesquisa Focus, do BC, prevê queda de 1,76% do PIB este ano. Dilma fez o comentário após o ministro Nelson Barbosa (Planejamento) falar em perspectivas sombrias para a economia, caso o ajuste fiscal não seja aprovado. A presidente pediu que os ministros se empenhem para conseguir o apoio de aliados no Congresso.

Folha de S.Paulo
"Bolsas caem e dólar dispara por temor de bolha chinesa"

Desvalorização de papéis em Xangai poderá afetar exportações brasileiras

Após 20 dias, a China teve novo tombo nas bolsas, voltando a alimentar o medo entre investidores de que um estouro da bolha no mercado de ações esteja próximo. A Bolsa de Xangai caiu 8,48%, a segunda maior de sua história, e as principais Bolsas do mundo acompanharam a tendência. No Brasil, a Bovespa recuou 1%. Outra consequência foi a corrida de investidores pelo dólar. A moeda americana fechou a R$ 3,362, maior cotação desde março de 2003. O real foi a quarta moeda que mais se desvalorizou entre 24 economias emergentes. (...) A crise pode afetar as exportações brasileiras. Os chineses são grandes compradores de petróleo, soja e minério de ferro.

O Estado de S.Paulo
"Dilma cobra reação de ministros contra impeachment"

Cunha diz que, se houver base técnica, pedidos vão tramitar no Congresso 

A presidente Dilma Rousseff cobrou ontem, em reunião com 12 ministros, mobilização das bancadas partidárias para impedir que propostas pedindo o seu afastamento do cargo voltem à pauta do Congresso na próxima semana, quando termina o recesso parlamentar. Com receio de que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), admita a tramitação dos pedidos de impeachment antes mesmo dos protestos marcados para 16 de agosto, Dilma pediu empenho para garantir apoio no Congresso. Cunha disse ontem que vai tratar "de forma técnica e jurídica" os pedidos de impeachment que foram protocolados na Casa e que, nos casos em que houver fundamento, os pareceres serão acolhidos. Segundo ministros, a presidente mostrou-se preocupada com o possível agravamento da crise em agosto. Ela observou que a sucessão de escândalos revelados pela Operação Lava Jato provocou instabilidade política e econômica e levou à queda de um ponto porcentual no PIB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu