Manchetes do dia

Segunda-feira 27 / 07 / 2015

O Globo
"Além da Lava-Jato: País tem 5,8 mil ações por crimes financeiros"

Em todo o Brasil, já existem 27 varas especializadas no assunto.

Suspeitas incluem lavagem de dinheiro, ocultação de bens, corrupção e desvio de verba pública; maioria dos casos está em SP.

A Operação Lava-Jato, que revelou o grande esquema de corrupção na Petrobras, não é a única a investigar os crimes do colarinho branco no país. Levantamento do GLOBO mostra que tramitam hoje 5.861 processos no Brasil relativos a crimes financeiros, parte deles em 27 varas federais especializadas. São Paulo concentra mais da metade das ações (2.968) de lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e ocultação de bens, entre outros crimes. Depois vêm Mato Grosso do Sul (613), Ceará (314), Paraná (331) e Rio (302). As varas especializadas ficam em 14 estados e no Distrito Federal. Nos demais, os casos são levados a varas criminais comuns.

Folha de S.Paulo
"SP quer tirar agente federal das rodovias no Estado"

Secretário diz que criminalidade cai se polícia paulista cuidar de Dutra e Régis.

Alexandre de Moraes, secretário da Segurança Pública, defende que o Estado assuma o policiamento nas rodovias federais que passam por São Paulo. Segundo o advogado constitucionalista que assumiu a pasta em janeiro deste ano, estatísticas mostram que, Monde o policiamento não depende só de São Paulo, o homicídio é mais elevado. E a Dutra não é nosso policiamento”.

Moraes, na semana passada, divulgou a menor taxa de homicídios da série histórica no Estado, 938 casos por 100 mil habitantes, obtida em junho. Em ritmo de campanha, o governador Geraldo Alckmin anunciou a marca em uma delegacia.

“Eu não diria que o policiamento federal não é eficiente. Eu diria que, se pudermos também pegar isso [rodovias federais], é mais fácil para o nosso planejamento”, declarou Moraes em entrevista à Folha.

Segundo o secretário, as principais vias federais que atravessam o Estado são as mais usadas pelo tráfico de drogas e armas. No caso do roubo de cargas, a rota com mais ocorrências é a Régis Bittencourt. Assumindo-as. o secretário prevê nova queda nos índices de violência.

No primeiro trimestre, o número de mortes por PMs subiu 18%. “Temos que verificar por que estão ocorrendo.”  

O Estado de S.Paulo
"Dilma busca apoio de Estados para defesa no TCU"

Planalto avalia que 17 governadores poderão ser vítimas de ‘efeito cascata’ se contas forem rejeitadas.

Em busca de apoio político à presidente Dilma Rousseff, o Planalto vai buscar aproximação com os governadores. O governo detectou que, assim como a União, os Estados temem que suas contas de 2014 sejam rejeitadas pelo TCU, o que poderia resultar em uma série de processos de impeachment, informam Vera Rosa e João Villaverde. Levantamento do Planalto mostra que ao menos 17 governadores praticaram, em maior ou menor grau, operações semelhantes às manobras conhecidas como “pedaladas fiscais”, atrasando repasses de recursos a bancos públicos para conseguir cumprir programas sociais. A pressão dos governadores sobre o TCU, uma corte com forte vínculo com políticos, seria arma importante para o Planalto, que avaliou incluir em sua defesa a situação dos Estados, mas recuou para evitar desgaste com os governadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu