Manchetes do dia

Domingo 7 / 06 / 2015

O Globo
"Mais de 60% dos governantes foram reeleitos desde 1998"

Mecanismo reconduziu ao cargo 69% dos governadores e 61% dos prefeitos

Para analista, chefes do Executivo têm maior capacidade de atrair a atenção do eleitor

Em vigor desde as eleições de 1998, a reeleição tem favorecido os governantes que buscam se manter no poder. Levantamento feito com base nos dados do TSE mostra que 69% dos governadores e 61% dos prefeitos se reelegeram, relatam CHICO DE GOIS , FÁBIO VASCONCELLOS e GABRIELA ALLEGRO. Para Carlos Pereira, cientista político da FGV, os chefes do Executivo têm maior capacidade de propor agendas públicas e atraem mais a atenção. Ele diz que, em vez do fim da reeleição, aprovado na Câmara, medidas que coíbem abuso de poder devem ser fortalecidas. 

Folha de S.Paulo
"País debate redução da idade penal sem ter os dados oficiais"

Na ausência de dados nacionais, a Folha solicitou a todos os Estados números de delitos de menores, mas só oito e o DF forneceram, com metodologias variadas.

Embora parcial, o levantamento mostra que nesses Estados a participação de menores em homicídios não foi tão insignificante, como autoridades têm dito.

Em sete deles, é igual ou superior a 10%. No Distrito Federal, os menores são responsáveis por 30% das mortes. No Ceará, chegou a 31%. Já em Mato Grosso, o índice é de 4%. São Paulo e Rio de Janeiro não forneceram estatísticas. 

O governo federal divulgou na quarta-feira (3) dados controversos, atribuídos ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, de que os menores cometem 0,5% dos homicídios. O fórum nega ter feito o cálculo por não dispor de dados oficiais. A falta de estatísticas turva o debate do tema, que deve ser votado em junho na Câmara.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu