Manchetes do dia

Terça-feira 30 / 06 / 2015

O Globo
"Dilma ataca delator, mas investigação é ampliada"

Presidente cita traidor da Inconfidência Mineira para desqualificar acusações

Enquanto isso, STF recebe da Procuradoria-Geral da República 30 petições sigilosas, que devem resultar em novos inquéritos contra políticos

Em visita aos EUA, a presidente Dilma reagiu à delação premiada do dono da UTC, Ricardo Pessoa, que disse ter feito doações à campanha da petista em 2014 por temer problemas para seus negócios na Petrobras. “Não respeito delator”, afirmou a presidente. Ela citou Joaquim Silvério dos Reis, traidor da Inconfidência Mineira, e também sua prisão na ditadura: “Tentaram me transformar em delatora. Resisti bravamente.” Ao mesmo tempo, a Procuradoria-Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal 30 petições com trechos das acusações de Pessoa a políticos, que devem resultar em novos inquéritos. Em Washington, Dilma e o presidente Obama visitaram o monumento ao líder Martin Luther King e jantaram na Casa Branca. 

Folha de S.Paulo
"Dilma diz que não respeita delator e nega acusações"

Presidente afirma que, na ditadura, ‘resistiu bravamente’ a se tornar denunciante

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda (29) que “não respeita delator”, ao se referir ao depoimento do dono da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa. Dilma falou pela primeira vez sobre essas denúncias, que integram a operação lava J ato, em Nova York (EU A). A presidente disse que aprendeu na escola a rejeitar Joaquim Silvério dos Reis, o delator da Inconfidência Mineira. “Tentaram me transformar numa delatora. A ditadura fazia isso com as pessoas presas e garanto para vocês que resisti bravamente”, disse. Dilma também negou que tenha recebido dinheiro ilícito em sua campanha à reeleição, no ano passado. No acordo de delação premiada, Pessoa disse que doou R$ 7,5 milhões à campanha de Dilma por temer prejuízos em seus negócios com a Petrobras. “Não aceito e jamais aceitarei que insinuem sobre mim ou sobre minha campanha qualquer irregularidade”, disse. Segundo ela, seu rival em 2014, Aécio Neves (PSDB), também recebeu recursos da empresa, “com uma diferença muito pequena de valores”.

O Estado de S.Paulo
"Dilma diz que 'não respeita delator' e nega doação ilegal"

Presidente compara dono da UTC a traidor da Inconfidência Mineira e cita doação a Aécio; tucano reage

Com referências à Inconfidência Mineira e a seu passado de presa política, a presidente Dilma Rousseff atacou o dono da UTC, Ricardo Pessoa, e disse que a contribuição da empreiteira à sua campanha de reeleição foi realizada de maneira legal. "Eu não respeito delator. Até porque eu estive presa na ditadura e sei o que é. Tentaram me transformar em delatora", afirmou a presidente em Nova York. Foi a primeira vez que ela fez declarações públicas sobre o assunto.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu