Pitacos do Zé


Enxergar e ver

José Ronaldo Santos

O grande escritor português José Saramago tem uma frase que estimo muito:

"Se podes olhar, vê; se podes ver, repara".

Na história, vários grupos, no desenvolvimento da filosofia que sustém a mentalidade ocidental, deixaram para nós as reflexões estéticas porque acreditaram ser um aspecto fundamental na harmonia da vida. Afinal, a filosofia é algo dos seres humanos quando se preocupam com a vida.

Questionar as poluições sonoras e visuais também é se preocupar com o meio ambiente, com o bem comum. É buscar uma vida boa, plena. Pensar no outro é componente da nossa identidade caiçara.

Quando os caiçaras mais velhos recomendavam atenção, "bote reparo", era para entender que algo precisava se corrigido, revisto em referência ao viver coletivo. Assim, as observações e denúncias que algumas pessoas fazem demonstram amor por Ubatuba, pois demonstram a quebra de um equilíbrio e a possibilidade de exercícios de direitos.

Agora, com tamanha diversidade de grupos e de interesses na nossa realidade, nessa parcela de litoral denominada de Ubatuba, pode ser que o verde que eu vejo não seja o mesmo verde que o outro vê, que os abusos que eu presencio não seja abuso para os outros. Pior: pode até ser conveniência a muitos da população que se envolvem com um consumismo crescente. O certo é que muita gente pode até olhar, mas não vê. Então, pode ser nesta direção um trabalho pedagógico: construir uma mentalidade que principie pela estética ambiental que ainda é a nossa "galinha de ovos de ouro".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu