Manchetes do dia

Quarta-feira 6 / 05 / 2015

O Globo
"Governo enquadra PT, que decide apoiar ajuste"

Já em programa na TV, sem Dilma, partido critica terceirização e é alvo de panelaço

Após impasse, bancada petista na Câmara resolve votar mudanças no seguro-desemprego e no abono salarial, mas presidente da Casa manobra e adia votação

O PMDB e o Planalto apertaram o cerco ao PT para tentar garantir o apoio do partido da presidente Dilma à proposta de ajuste fiscal do governo que muda regras do seguro-desemprego e do abono salarial. Depois de rachar, o PT foi pressionado e decidiu apoiar as mudanças. Manobra do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), porém, surpreendeu: ele aproveitou a mobilização do governo e pôs em pauta outra proposta, que desagrada ao Planalto. Sem mostrar Dilma, o programa do PT na TV ontem à noite fez fortes ataques à regulamentação da terceirização, mas panelaços foram ouvidos na maioria das capitais de todas as regiões do país.

Folha de S.Paulo
"Alckmin poupa Cantareira; falta de água deve crescer"

Captação feita no maior sistema da Grande SP cairá ainda mais até outubro

A fim de preservar o Cantareira, maior sistema da Grande SP e o que enfrenta situação mais crítica devido à longa estiagem de 2014, o governo Geraldo Alckmin (PSDB) pretende atravessar o período seco, até outubro, sem recorrer ao segundo volume morto do reservatório. Para isso, a Sabesp planeja reduzir ainda mais a retirada diária de água do manancial, para 10 mil litros por segundo, o que resultará em mais áreas da região metropolitana com torneiras secas na maior parte do dia. Hoje há casas que ficam até 20 horas diárias sem água. Antes da crise hídrica, o Cantareira fornecia 32 mil litros por segundo, abastecendo 9 milhões de pessoas. Hoje, o volume é de 15 mil litros por segundo, atendendo a 5,3 milhões. Outros sistemas, como o Alto Tietê, passaram a ser utilizados para socorrer o Cantareira. Para retornar ao seu nível normal, o reservatório precisa atingir 22,7% da capacidade. Nesta terça (5), estava com 15,3%. De novembro a fevereiro, 108 bilhões de litros do segundo volume morto do Cantareira tiveram de ser usados para abastecer a população.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu