Manchetes do dia

Segunda-feira 4 / 05 / 2015

O Globo
"Levy quer sistema de avaliação do gasto"

Medida é considerada o próximo passo para aprimorar a gestão

Para ministro da Fazenda, Lei de Responsabilidade Fiscal ajudou o Brasil a chegar a grau de investimento

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em entrevista ao GLOBO, considera que a Lei de Responsabilidade Fiscal, que hoje completa 15 anos, criou uma cultura que permitiu ao governo ser mais eficaz e ajudou o país a conquistar o grau de investimento. Levy defende que o passo seguinte para aprimorar a gestão pública é criar um sistema de avaliação da qualidade do gasto. Para o ministro, definir metas e acompanhar a evolução de indicadores de Educação e Saúde, por exemplo, também faz parte da responsabilidade fiscal.

Folha de S.Paulo
"País fica para trás em poder de compra no cenário global"

Nível de renda do brasileiro cai em 2014 e equivale a 29,5% do dos americanos

0 poder de compra do brasileiro recuou em 2014 e passou a ser equivalente a 29,5% da renda do norte-americano —os EUA são usados como referência para comparações globais. Em 2013, essa proporção era de 30,2%.

O índice do Brasil começou a se recuperar em meados da década passada. Em 2011, chegou ao nível de 30% pela primeira vez desde o fim dos anos 1980.

Os cálculos foram feitos com base no PIB per capita dos países, expresso em Paridade do Poder de Compra, divulgado em abril pelo FMI.

O fim do ciclo de alta dos preços das matérias-primas — carro-chefe das exportações —, aliado à falta de reformas, dificulta a retomada do desenvolvimento.

Além de ter caído, o desempenho do Brasil está na contramão de um grupo de países emergentes que continua avançando para um nível de renda mais elevado, como Chile, Uruguai, Coreia do Sul, Taiwan e Polônia.

Economistas citam melhora na qualidade da educação e abertura econômica como medidas para o avanço da renda.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu