Manchetes do dia

Sábado 30 / 05 / 2015

O Globo
"Melhor só em 2017?"

PIB recua 0,2% e pode cair até 1,6% no próximo trimestre
Agropecuária avança 4,7% e evita resultado pior
Com ajuste, gasto público tem maior queda em 15 anos

O PIB brasileiro caiu 0,2% entre janeiro e março, na comparação com o último trimestre do ano passado. O número ficou ligeiramente melhor do que o previsto, mas economistas acreditam que o pior da crise ainda está por vir e preveem recuo de até 1,6% no PIB no segundo trimestre. Com a demora para aprovar o ajuste fiscal, o aumento do desemprego e o cenário externo desfavorável, muitos analistas só veem recuperação em 2017. Os gastos das famílias caíram pela primeira vez em mais de 11 anos, como reflexo da inflação alta e do endividamento dos consumidores. Investimentos recuaram 1,3% frente ao fim do ano passado, no sétimo trimestre seguido de queda, a pior sequência de resultados negativos desde 1996. 

Folha de S.Paulo
"PIB cai 0,2% e aponta ciclo recessivo no país"

Indicadores da atividade econômica já sinalizam piora do cenário no 2° trimestre

A economia brasileira encolheu 0,2% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os últimos três meses de 2014, segundo o IBGE. A queda do PIB, aliada ao aumento do desemprego e da inflação, indica para um ciclo de recessão.

Uma das marcas da gestão petista, o consumo das famílias caiu 1,5%, a maior queda desde 2008. Os investimentos recuaram 1,3%, na sétima retração seguida, um fato inédito. A queda do PIB só não foi maior porque a agropecuária cresceu 4,7%.

Indicadores da atividade econômica de abril já mostram que o segundo trimestre deve ser ainda pior. Caíram, por exemplo, consumo de energia, pedidos para indústria de embalagens, circulação de caminhões e confiança da indústria.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que o resultado “é aquilo que a gente já sabia”. Segundo ele, “de lá para cá, a confiança mudou”.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu