Manchetes do dia

Domingo 3 / 05 / 2015

O Globo
"Gestores públicos escapam de lei fiscal"

Especialistas alertam que punições individuais são escassas

Nos 15 anos da legislação, aumento das despesas do governo federal superou o crescimento da receita

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que completa 15 anos amanhã, ajudou a equilibrar as finanças públicas, mas tem poupado gestores que a violam, alertam especialistas e integrantes de Ministérios Públicos e Tribunais de Contas. As sanções costumam atingir estados e prefeituras, que têm repasses suspensos, contam Alessandra Duarte e Carolina Benevides, com base em levantamento em sete estados. Mesmo com a nova lei, o governo federal gastou mais do que arrecadou. Entre 2000 e 2014, relata Regina Alvarez, as despesas cresceram 4,2 pontos percentuais do PIB, enquanto as receitas aumentaram 2,2 pontos.

Folha de S.Paulo
"Marqueteiro do PT é investigado pela PF"

Há suspeita de crime em transação feita por João Santana em 2012, ele nega

Marqueteiro do PT nas três ultimas eleições presidenciais, João Santana é alvo de inquérito que apura se suas empresas trouxeram de Angola US$ 16 milhões em operação de lavagem de dinheiro para beneficiar o partido, informam Natuza Nery e Mario Cesar Carvalho. 

Em 2012, o publicitário fez a campanha eleitoral no país africano que elegeu o presidente. Também trabalhou para Fernando Haddad na campanha à Prefeitura de São Paulo. O petista ganhou o pleito, porém restou uma dívida de R$ 20 milhões com Santana, assumida pelo PT.

A Polícia Federal suspeita que empreiteiras que atuam em Angola destinaram recursos ao marqueteiro, em forma indireta de o PT quitar débitos. Para especialistas em finanças, a operação feita por Santana é legal, porém incomum, devido aos altos tributos e à burocracia. 

O publicitário nega irregularidade: "Trata-se de operação totalmente legal e transparente". Haddad, que já depôs no inquérito como testemunha, informou via assessoria que os pagamentos a Santana foram compatíveis com os de outras campanhas e feito dentro da lei.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu