Manchetes do dia

Segunda-feira 25 / 05 / 2015

O Globo
"Bancos investem menos na casa própria"

Os bancos privados destinam a linhas de crédito do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) 36% do saldo total de suas cadernetas de poupança, em vez dos 65% previstos originalmente. As instituições aproveitaram mudanças na legislação, feitas pelo governo para estimular a indústria da construção, e passaram a aplicar 48% desses recursos em Fundos de Investimento Imobiliário e títulos, em que os juros são maiores, mostra levantamento da pesquisadora da USP Cláudia Magalhães Eloy. Nos bancos públicos, a fatia do SFH é de 67%, mas a Caixa, por exemplo, tem amargado falta de recursos devido aos fortes saques da poupança.


Folha de S.Paulo
"Temer cobrará do Planalto adesão do PT ao ajuste fiscal"

Com receio que governo seja derrotado no Senado, vice e articulador político pediu encontro com Dilma hoje

Articulador político do governo, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) vai cobrar que o Palácio do Planalto enquadre o PT na votação das medidas do pacote fiscal, que têm uma semana decisiva no Senado.

Temer pediu uma conversa hoje com a presidente Dilma Rousseff, na qual vai questionar, segundo disse a interlocutores, “para onde o governo deseja ir, para o lado do PT ou do ajuste fiscal”.

O vice teme derrota na votação de medidas provisórias que restringem benefícios trabalhistas e previdenciários —aprovadas na Câmara.

Temer dirá a Dilma que nãodápara exigir que a base aliada aprove as medidas sem ter o apoio do PT, que na semana passada reagiu contra as propostas, forçando o adiamento das votações no plenário do Senado.

Além do vice, o ministro Joaquim Levy (Fazenda) também manifestou no fim de semana insatisfação com o rumo das votações.

As medidas precisam ser aprovadas nesta semana, sob a pena de caducarem.

Levy, que na última sexta faltou ao anúncio do corte de R$ 70 bilhões no Orçamento e gerou mal-estar no Palácio do Planalto, está preocupado com a desidratação das medidas do pacote fiscal.

O ministro segue, porém, defendendo Dilma e Temer nos bastidores.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu