Manchetes do dia

Segunda-feira 18 / 05 / 2015

O Globo
"Com mais verba, ensino superior não reduz evasão"

Número de alunos cresceu, mas taxa de conclusão ficou abaixo da meta

Programa do governo que previa R$ 2 bilhões para expansão do setor tinha como contrapartida melhorar a proporção de formados

Apesar do investimento de R$ 2 bilhões orçados no ReUni, programa do governo lançado em 2007 para expansão da educação superior, as universidades federais não conseguiram conter a evasão de alunos, informa Antônio Gois. Levantamento feito pelo GLOBO mostra que a taxa de conclusão caiu de 73% em 2008 para 66% em 2013, bem abaixo da meta de 90% exigida em contrapartida pelo MEC. No mesmo período, o número de alunos matriculados em cursos de graduação presencial cresceu 49%. O MEC justifica que "as metas do ReUni não devem ser analisadas isoladamente, pois se integram a um processo amplo de expansão”.

Folha de S.Paulo
"SP solta infrator grave antes do prazo máximo"

Governo propõe subir o teto das internações de jovens de três para oito anos, mas utiliza pouco o potencial da lei em vigor

Estudo do Ministério Público mostra que o governo Geraldo Alckmin (PSDB) quase não mantém jovens infratores internados pelo período máximo hoje permitido, de três anos, embora defenda mudança na legislação que amplie para oito anos o tempo limite de internação de adolescentes culpados por crimes graves.

Em levantamento de 3.712 infrações cometidas por menores na capital paulista (17% do total), que resultaram em 1.356 internações, 88 se referem a estupro, latrocínio e homicídio qualificado (crimes hediondos), sendo que 12 duraram mais de dois anos, e só uma, três.

Em média, o tempo de internação é de sete meses. Quem decide pela soltura é a Justiça, com base em relatórios da Fundação Casa, vinculada ao governo.

A gestão Alckmin afirma que o objetivo de sua proposta ao Congresso “não é o de manter menores internados por prazo maior, mas desmotivá-los a cometer infrações, principalmente crimes bárbaros”.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu