Manchetes do dia

Domingo 17 / 05 / 2015

O Globo
"Dinheiro público paga farra de partidos"

Mais de 90% do orçamento de 17 legendas vêm dos imposto

Prestação de contas mostra que recursos pagaram carro de luxo e até um avião particular

Dois terços da verba que os 32 parti­dos políticos do país têm para gastar com sua estrutura saem dos cofres públicos, revelam Chico de Gois e Sérgio Roxo. Levantamento feito pelo GLOBO na prestação de contas dos partidos em 2013, a mais recente já processada pela Justiça Eleito­ral, mostra que 66% dos R$ 546 mi­lhões arrecadados pelas siglas na­quele ano vieram do Fundo Partidá­rio, uma parcela do Orçamento da União que teve seu valor triplicado este ano. Nas justificativas das des­pesas, estão mordomias como a compra de um avião. Há até uma fa­mília inteira empregada na direção de um partido.

Folha de S.Paulo
"Arrocho do governo deixa construção civil em crise"

Sob juros altos e corte de gastos, setor teve o pior desempenho desde 2003

Após um período de cres­cimento acelerado, benefi­ciada pela expansão do cré­dito e da renda e por progra­mas de investimento do go­verno, a construção civil enfrenta momento de retração. O PIB do setor cairá 5,5% neste ano, o pior desempe­nho desde 2003, estima a Fundação Getúlio Vargas.

Juros altos e corte dos gas­tos públicos afetaram a de­manda por novos negócios. O panorama piorou com a fuga de recursos da poupan­ça, principal fonte de finan­ciamento para moradia. De janeiro a março, emprésti­mos com verba da poupan­ça tiveram a primeira queda nesse período em 13 anos.

O setor é um dos que lide­ram as demissões no Brasil. Nos primeiros três meses deste ano, as construtoras cortaram 50 mil vagas. Em 12 meses, foram fechados 250 mil postos. “Chegamos ao fundo do poço”, afirma José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da In­dústria da Construção.

Para especialistas, a reto­mada só virá após a fase mais dura do ajuste fiscal e monetário. Para aliviar a si­tuação, o governo deve lan­çar nova etapa do Minha Ca­sa, Minha Vida e estuda me­didas para destravar os financiamentos habitacionais para consumidores das clas­ses média e alta. 

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu