Manchetes do dia

Quinta-feira 30 / 04 / 2015

O Globo
"Juro volta a subir e atinge a maior taxa desde 2008"

Selic vai a 13,25%, patamar da crise global; BC sinaliza com novos aumentos

Aperto monetário vai acentuar recessão e desemprego. Mas analistas avaliam que medida era inevitável para conter alta da inflação, pressionada por tarifas e dólar . Empresários e sindicalistas criticam decisão

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central subiu ontem, pela quinta vez seguida, a taxa básica de juros Selic, que agora ficará em 13,25% ao ano. É o maior patamar de juros desde dezembro de 2008, quando o país vivia o auge da crise financeira global. O aumento da Selic deve agravar a recessão da economia e o desemprego. Os analistas preveem que o PIB brasileiro vai encolher 1,1% este ano. Mas, segundo especialistas, a elevação de juros é necessária para conter a disparada da inflação, que acumula alta de 8,13% nos últimos 12 meses, pressionada pelo reajuste das tarifas públicas e pela alta do dólar. CNI, Firjan e Força Sindical criticaram a decisão.

Folha de S.Paulo
"Confronto entre PM e servidores deixa 170 feridos no PR"

Manifestantes protestavam contra projeto que reduz a contribuição do governo para pensões; texto foi aprovado

O entorno da Assembleia Legislativa do Paraná foi transformado em praça de guerra devido ao confronto entre policiais militares e servidores estaduais. O protesto contra a mudança na previdência dos funcionários públicos deixou ao menos 170 pessoas feridas —20 delas policiais, segundo o governo— e seis pessoas foram presas. Os manifestantes protestavam contra a votação, a portas fechadas, do projeto da gestão Beto Richa (PSDB) que reduz a contribuição do governo sobre as pensões. O texto foi aprovado. O grupo de servidores, professores estaduais e estudantes tentou romper o cerco da polícia no prédio. Cerca de 15 mil pessoas participaram, segundo sindicatos. A corporação, com quase 2.000 homens no local, reagiu com bombas de gás, balas de borracha e jatos de água. Segundo a Secretaria de Segurança, manifestantes usaram paus e pedras. À Folha Richa defendeu a ação da PM, que, segundo ele, teve uma “reação natural de proteção” ao conter manifestantes que agiram com violência.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu