Manchetes do dia

Quarta-feira, 15 / 04 / 2015

O Globo
"Obama decide tirar Cuba de lista do terror"

Congresso dos EUA, porém, tem de aprovar recomendação do presidente

Desde 1982, inclusão na relação de países que apoiam terrorismo dificulta o acesso da ilha a financiamentos internacionais

Três dias após o histórico encontro no Panamá com o líder cubano Raúl Castro, o presidente dos EUA, Barack Obama, informou ontem ao Congresso que decidiu retirar o país da lista de Estados que apoiam o terrorismo. Por seu apoio às Farc, na Colômbia, e ao ETA, na Espanha, Cuba faz parte da relação, que leva à imposição de sanções por Washington e dificulta o acesso a financiamentos internacionais, desde 1982. A lista tem hoje apenas três outros integrantes: Irã, Sudão e Síria. O Congresso americano tem agora 45 dias para aprovar ou não a recomendação do presidente. Caso seja rejeitada, Obama pode usar o veto para fazer valer sua decisão. O governo cubano elogiou a medida, que qualificou de justa. A iniciativa é mais um passo na reaproximação dos dois países, iniciada em dezembro, e remove o principal entrave para a reabertura das embaixadas.

Folha de S.Paulo
"Dilma indica ministro ao STF depois de 8 meses"

Para assumir , Luiz Edson Fachin precisa de aprovação do Senado

Depois de quase oito meses de protelação, a presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu indicar o advogado Luiz Edson Fachin, do Paraná, para vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. O STF trabalhava com dez ministros desde a aposentadoria de Joaquim Barbosa, o que provocou desconforto entre a corte e o Planalto. Para poder assumir, Fachin, 57, precisa ser sabatinado em comissão do Senado e ter o nome aprovado pelo plenário da Casa. Peemedebistas afirmam que Fachin tem ligações históricas com PT e CUT e já empunhou bandeiras próximas da esquerda. Ele é chamado por integrantes do PMDB de “candidato do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)”. Vídeo de 2010 mostra Fachin pedindo votos para a então candidata do PT à Presidência. Ele não foi localizado para comentar.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu