Manchetes do dia

Segunda-feira 30 / 03 / 2015

O Globo
"Professor já ganha mais em escolas públicas"

Em média, salário é 6% maior do que na rede particular

Piso nacional do magistério e variação abaixo da inflação no setor privado explicam mudança do padrão verificado até a década passada

A rede pública já paga, em média, salários superiores aos do setor privado em escolas de ensino fundamental e médio no Brasil. Até o fim da década passada, o padrão era o oposto, informam ANTÔNIO GOIS e RAPHAEL KAPA. É o que mostram dados tabulado s pelo GLOBO na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE. De 2002 a 2013, enquanto o rendimento médio para 40 horas semanais cresceu 20% no setor público, no privado, houve queda de 4%. Especialistas apontam a lei do piso nacional do magistério e reajustes abaixo da inflação na rede particular como explicações para a mudança.

Folha de S.Paulo
"Petrobras quer que empreiteiras entreguem bens"

Ativos seriam dados em pagamento à estatal por danos causados em esquema de corrupção revelado na Lava Jato

Após publicar balanço com os valores da corrupção, a Petrobras pretende cobrar indenizações das empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato. O objetivo é evitar se endividar ainda mais para financiar o plano de exploração do pré-sal. A petrolífera estuda um plano de ressarcimento que lhe garanta caixa e, ao mesmo tempo, condições para que as empreiteiras retomem projetos paralisados. Como as empresas não têm caixa suficiente, uma das ideias do grupo de trabalho que analisa o caso, composto por membros da Petrobras e da Advocacia Geral da União, seria aceitar ações ou ativos (empreendimentos ou subsidiárias). As discussões dividem o grupo. Para o governo, seria ruim aceitar ações — a União se tornaria sócia de empresas que participaram de um esquema de corrupção. Além disso, a maior parte das empreiteiras tem capital fechado e seria necessário precificar as ações. A preferência é pelo recebimento das indenizações em ativos. Mas, desse modo, as empreiteiras ficariam ainda mais enfraquecidas. O plano poderá contar com a criação de um fundo de investimento, que teria como patrimônio as ações das empresas ou ativos dados à Petrobras.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu