Manchetes do dia

Sábado 21 / 03 / 2015

O Globo
"Pacote do MP propõe até extinção de partido"

Entre as iniciativas, está a classificação de corrupção como crime hediondo

Conjunto de sugestões foi anunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, dois dias depois de a presidente Dilma Rousseff divulgar detalhes do projeto anticorrupção elaborado pelo governo

Na próxima semana, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentará ao Congresso uma série de propostas contra o desvio de dinheiro público. As medidas, anunciadas ontem, dois dias depois de Dilma lançar um pacote com o mesmo objetivo, incluem a tipificação da corrupção como crime hediondo e até a extinção de partidos políticos. As sugestões poderão virar lei se houver iniciativa do Legislativo. O líder do PT, Sibá Machado, classificou o gesto de provocação. 

Folha de S.Paulo
"Empreiteira firma acordo para delatar cartel na Petrobras"

Conluio de 23 empresas começou nos anos 90 (gestão FHC) e ficou mais frequente a partir de 2003 (Lula), afirma Setal

A empreiteira Setal assumiu, em acordo firmado com o Cade (órgão de defesa da livre concorrência), que participou de um cartel com outras 22 empresas em obras da Petrobras. A construtora deu detalhes sobre o esquema. 
Como é a primeira delatora, a Setal terá o benefício da redução maior de sua multa.
A existência do cartel foi revelada pela Operação Lava Jato, que investiga pagamento de propina a funcionários da Petrobras e a políticos.
Segundo a empresa, o conluio para fraudar licitações começou a operar no final dos anos 1990 (gestão FHC) e se tornou frequente a partir de 2003 (Lula).
O esquema definia preços, condições e vencedores. Na maioria das vezes, apenas as integrantes do cartel recebiam convites da Petrobras para as licitações.
Procuradas, empreiteiras citadas no acordo negaram a formação de cartel.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu