Manchetes do dia

Sexta-feira, 19 / 12 / 2014

O Globo
"Na diplomação, Dilma diz que vai renovar Petrobras"

Em cerimônia no TSE, presidente defende estatal e pacto anticorrupção

Petista promete implantar na empresa uma nova estrutura de controle e governança e defende modelo de partilha dos campos de petróleo; oposição afirma que não basta falar e que é preciso agir

Em meio à crise que atinge a Petrobras por causa das denúncias de corrupção, a presidente Dilma aproveitou a cerimônia de sua diplomação no TSE do segundo mandato para sair em defesa da estatal. Apesar de manter Graça Foster no comando da petroleira, disse que a estatal será renovada e que é preciso apurar com rigor “tudo de errado que foi feito”, prometendo implantar a estrutura de governança e controle “mais eficiente que uma estatal já teve” e defendendo o modelo de partilha dos campos de petróleo. “Temos de punir as pessoas, não destruir as empresas”, afirmou ela, que agora propôs um pacto nacional contra a corrupção. A oposição pôs em dúvida as medidas moralizadoras anunciadas por Dilma. “Não basta só falar, é preciso agir e renovar toda a diretoria”, reagiu o deputado Mendonça Filho, líder do DEM.

Folha de S.Paulo
"Alckmin mira 'gastão' com taxa extra na conta de água"

Consumidor da Grande SP que superar a sua média terá ônus de até 50%

Em meio à estiagem e com os principais reservatórios sob risco de colapso, Geraldo Alckmin (PSDB) cobrará sobretaxa na conta de água dos "gastões", como o governador paulista chama as que desperdiçam. A medida vale a partir de janeiro para 31 cidades da Grande SP. Se a alta no consumo foi igual ou menor e 20% em relação à média de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014, o contribuinte terá 20% de acrésdmo na conta. Aquele que gastar acima de 20% em relação à média pagará 50% a mais. O bônus para quem economizar foi prorrogado. Para tentar reduzir o consumo, o governo distribuirá kits de economia de água, com válvulas para diminuir a vazão das torneiras. Have-á também a entrega de caixas-d'água de 500 litros para 10 mil casas, a fim de que não dependam mais só do abastecimento da rua. Alckmin declarou que a sobretaxa não rem "caráter punitivo, mas educat ivo". "Queremos que rodos colaborem." Para a Proteste, entidade de defesa do consumidor, a medida é punitiva. A OAB-SP diz que ela pode ser abusiva e avalia acionar a justiça. 

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu