Manchetes do dia

Segunda-feira, 17 / 11 / 2014

O Globo
"PF investigará corrupção também no setor elétrico"

Planilha da hidrelétrica de Jirau foi encontrada com auxiliar de doleiro

Empreiteiras fornecedoras da Petrobras, que têm seus dirigentes presos, atuavam em um ‘clube’ com coordenador , reuniões regulares e sócios VIP

A Polícia Federal vai investigar se o esquema operado pelo doleiro Alberto Youssef vai além da Petrobras e envolve o setor elétrico, informa Cleide Carvalho. A suspeita decorre de uma planilha in titulada “Demonstrativo de Resultado — Obra Jirau”, com a contabilidade da Camargo Corrêa na obra da hidrelétrica no Rio Madeira, em Rondônia, encontrada na mesa de João Procópio de Almeida Prado, acusado de ser braço-direito do doleiro. Segundo um delator na Operação Lava-Jato, as 11 empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras atuavam de forma articulada, em um “clube”, como era chamado, com reuniões periódicas e um grupo VIP, formado pelas gigantes do setor. 

Folha de S.Paulo
"Executivos presos tentarão delação, prevê procurador"
'Tudo indica' atuação de quadrilha, diz chefe do Ministério Público Federal

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, prevê que a prisão de executivos de empreiteiras na Operação Lava Jato leve muitos dos detidos a buscar a delação premiada. Seria uma tentativa de reduzir penas relacionadas a fraudes em licitações, lavagem de dinheiro, crime contra o mercado e corrupção ativa. "Isso é um rastilho de pólvora. Quando um começa a falar, o outro diz: 'Vai sobrar só para mim?'. E aí eles começam a falar mesmo". Segundo o procurador, "tudo indica" a atuação de uma quadrilha para desviar verbas da Petrobras. Parte desse dinheiro era destinado a campanhas políticas.  

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu