Manchetes do dia

Quarta-feira, 12 / 11 / 2014

O Globo
"Governo pede brecha para descumprir meta fiscal"

Projeto enviado ao Congresso dá aval para país ter déficit este ano

Planalto propõe mudar Lei de Diretrizes Orçamentárias porque não conseguiu poupar o prometido. Ministra nega que seja ‘cheque em branco’ e alega necessidade de gastar mais. Oposição critica, e PMDB promete apoio

Para evitar o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o governo enviou ao Congresso projeto que permite abatimento de todas as despesas com PAC e desonerações da meta de superávit primário. Esses gastos somam R$ 138 bilhões este ano, mais que os R$ 116,1 bilhões de esforço fiscal até então prometido. Na prática, a mudança dá aval para o país ter déficit, ou seja, gastar mais do que arrecada. Analistas temem que a piora nas contas públicas leve ao rebaixamento do Brasil por agências de rating.

Folha de S.Paulo
"De saída, Marta provoca mal-estar com Planalto"

Petista deixa Ministério da Cultura com crítica à política econômica de Dilma

A ministra Marta Suplicy (Cultura) entregou nesta terça (11) sua carta de demissão com críticas indiretas à presidente Dilma Rousseff (PT), ao desejar que sua correligionária “seja iluminada” para escolher uma equipe econômica capaz de recuperar a credibilidade do governo. Segundo assessores presidenciais, Marta foi “desleal” ao deixar o governo quando Dilma viaja ao exterior. Também não agradou a ênfase dada a um ponto frágil do governo, a economia. Marta voltará ao Senado e pode se dedicar ao plano de disputar a Prefeitura de SP. A alfinetada de Marta em Dilma reflete críticas que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz à sucessora no comando da economia. Na Esplanada desde setembro de 2012, o relacionamento entre as duas esfriou quando a ministra foi porta-voz do movimento “Volta, Lula”. Com a saída abrupta, a Casa Civil acionou os outros ministros para que colocassem os cargos à disposição num gesto para deixar Dilma à vontade na montagem de sua nova equipe. 

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu