Manchetes do dia

Sábado, 06 / 09 / 2014

O Globo
"Ensino médio piora em 16 estados e fica abaixo da meta"

Rede estadual do Rio melhora e passa do 15º para o 4º lugar no ranking

Objetivo do país no Ideb, principal indicador da qualidade da educação, foi alcançado só nos primeiros anos do ensino fundamental. Os resultados do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo MEC, revelam que o país estagnou (a nota média de 3,7 do último exame, de 2011, manteve-se e não atingiu as metas para o ensino médio e os anos finais do fundamental (5» ao 9» ano). Em 16 estados, o ensino médio piorou. A rede do Estado do Rio, que há quatro anos chegou a ficar na penúltima posição, melhorou, indo do 15e para o 4º lugar. Pernambuco foi o estado que mais progrediu, avançando 12 posições. O governo federal atrasou a divulgação dos dados, provocando críticas de educadores e políticos.

Folha de S. Paulo
"Propina foi paga a políticos, diz ex-diretor da Petrobras"

Paulo Roberto Costa delata senadores, deputados e ao menos um governador

Após fazer acordo de delação premiada, o ex-diretor do Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou que 12 senadores, 49 deputados federais e ao menos um governador receberam dinheiro desviado da estatal, segundo a Folha apurou. haveria integrantes de PT. PMDB e PP.

De acordo com o relato de Costa a procuradores e policiais. políticos ficavam com 1% do valor dos contratos na época em que ele era diretor (de 2004 a 2012). O ex-executivo decidiu colaborar com autoridades para tentar reduzir sua pena quando o caso chegar à Justiça.

O depoimento de Costa foi entregue no inicio da semana ao STF para que o ministro Teori Zavascki homologue o acordo de delação. Os políticos citados por Costa só poderão ser investigados com autorização do Supremo pois os parlamentares têm foro privilegiado.

Para assessores da presidente Dilma, as consequências das revelações de Costa para a campanha são imprevisíveis. Eles avaliam que a petista não será pessoalmente atingida, mas temem estragos na imagem da Petrobras e do governo. A empresa não comentou.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu