Pitacos do Zé


Dia da árvore

José Ronaldo dos Santos
Ontem, 21 de setembro, comemorou-se o Dia da Árvore. É uma data especial à educação escolar (mesmo que em alguns calendários escolares ela já tenha sido apagada). Afirmo isso porque,  a cada comemoração acompanhada de reflexão e ato concreto, uma nova mentalidade se forma. Foi assim comigo. Na minha escola primária, na Praia do Perequê-mirim, essas comemorações sempre foram marcantes: cantávamos o Hino Nacional, escutávamos uma preleção e ajudávamos no plantio de mudas por ali mesmo, no entorno. Quem levava as mudas era um japonês bem idoso, mas altamente disciplinado e amante da natureza. Ele morava sozinho numa pequena moradia na margem da rodovia. Na verdade, em todos os momentos marcantes da nossa escola ele estava presente, se orgulhando de fazer parte da nossa vida comunitária.

No sábado, ao passar pela Praça Alberto Santos, ao lado da Barra da Lagoa, avistei as crianças e suas famílias desenvolvendo atividades para comemorar o Dia da Árvore: plantaram, lancharam e brincaram deliciosamente. Ah!  Que bom!

Que bom que a praça estava limpa das sujeiras eleitorais! É sinal que, ao redor dali, tem gente bem formada, capaz de coibir esses abusos! Imagine como ficaria feia a fotografia com esses péssimos exemplos cívicos (faixas, fotografias enormes, papéis etc.) largados sobre gramados e calçadas! No entanto, ainda tem uns e outros que minimizam isso e até defendem toda essa porcariada.

Eu aposto nessa nova geração! Só ela pode superar essa onda de “sem-noção” que encalha nas praias de Ubatuba!  Essas crianças, desde já, dão sentido à nova fase da humanidade, a fase planetária! Assim, plantar uma árvore, refletir e exercer outros gestos de civilidade pode nos dar esperança de que, conforme escreveu Leonardo Boff, “não vamos de encontro a um desastre, mas ao encontro de um novo renascimento”. Fica então o desafio da nossa modesta missão: contribuir com a mudança de um estado de consciência.

Parabéns à Escola Criar-te!

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu