Pitacos do Zé


Replantar água

José Ronaldo dos Santos
Atualmente, passando por uma crise de água, o Estado de São Paulo, juntamente com os demais precisam admitir uma verdade: a cobertura vegetal é imprescindível para manter a reserva de água e garantir a vida. Só que não é para pensar que qualquer plantação (soja, milho, eucalipto, cana etc.) resolve. O que resolve é mata nativa; ter muitas reservas mesmo que entremeadas dessas culturas. Digo isto porque é notório, há meses, a formação de um bolsão de ar quente sobre toda a região paulista e proximidades. É ela, observando os dados meteorológicos diários, que impedem as massas úmidas de chegarem à zona central. Ou seja, essas massas acabam fazendo um desvio para o mar, beneficiando mais o litoral nordestino.        

De que vale uma pecuária e safras batendo recordes, mas com tanta gente sofrendo por um bem básico? Por isso digo: é preciso replantar águas e não se descuidar daquelas que já temos. Medidas simples devem partir de nossas casas, de nossos bairros, da nossa cidade: não poluí-las, não desperdiçá-las, reutilizá-las etc. Os proprietários rurais devem proteger as minas e os mananciais. As ocupações urbanas não deveriam ocupar os morros, nem as matas ciliares.

Em Ubatuba (SP), eu conheci estradas repletas de olhos d’água (minas), mas que foram desaparecendo conforme as edificações ganharam os espaços próximos. Quem não consegue adivinhar a razão do nome do Morro da Mina, sem nenhuma vida desde o final da década de 1970, quando se tornou um fornecedor de aterro? E a água límpida que havia no Morro da Bela Vista? E a Barra da Lagoa que era realmente uma grande e piscosa lagoa? E o que dizer da marina no Perequê-mirim construída após o aterro da linda lagoa  que ali, na desembocadura do rio, existia? Etc...etc...?

Resumidamente: precisamos ter atitudes, relembrar a frase do velho cacique americano: “Tudo o que acontecer à Terra, acontecerá aos filhos da Terra”. Talvez, em referência aos danos ambientais no município de Ubatuba, seja pertinente o questionamento do xará Ronaldo: “Não seriam os hábitos dos novos colonizadores?”. 

Está aí uma Cruzada Ambiental a ser empreendida! 

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu