Manchetes do dia

Sábado, 02 / 08 / 2014

O Globo
"O nó do crescimento: Produção da indústria cai em 21 de 26 setores"

O maior impacto veio do ramo de veículos, que recuou 36,3% em um ano.

Desempenho industrial brasileiro teve retração de 6,9% em relação a junho de 2013, informa o IBGE. Na área de bens de capital, importante indicador de investimentos no país, o tombo foi de 21,1%.

A produção industrial brasileira caiu 6,9% em junho, sobre o mesmo mês de 2013. Dos 26 setores pesquisados pelo IBGE, 21 tiveram retração nesse período. O tombo na indústria de bens duráveis, que soma veículos, eletrodomésticos e móveis, chegou a 34,3%. A produção de bens de capital, que representa investimentos diretos na indústria, recuou 21,1% sobre junho de 2013 e 9,7% em relação a maio deste ano. Essa trava nos investimentos deve ter um peso negativo no PIB, avaliam especialistas.

Folha de S. Paulo
"Carros puxam pior queda da indústria em 5 anos"

Produção industrial cai 7% em junho; montadoras já afastam trabalhadores.

A produção da indústria brasileira caiu 6,9% em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o IBGE. Foi a quarta queda consecutiva c o pior desempenho do setor desde setembro de 2009. Em relação a maio, o recuo da indústria foi de 1,4%.

O setor de bens duráveis (que inclui automóveis e eletrodomésticos) teve forte retração de 14% em junho sobre o mesmo mês do ano passado. Dos 2,6% de queda acumulada da indústria neste ano, 1,9 ponto percentual vem do enfraquecimento da produção de veículos.

A demanda em queda e os estoques em alta já levam as indústrias automotivas a afastarem funcionários. A Fiat e a Ford vão conceder férias coletivas aos trabalhadores em agosto. A General Motors avisou sindicatos que haverá suspensão temporária de contrato de trabalho.

A balança comercial teve em julho o segundo melhor resultado do ano. Graças aos embarques de petróleo e à venda de uma plataforma, as exportações superaram as importações em USS 1,6 bilhão. 0 resultado, porém, foi insuficiente para reverter o deficit no ano. 

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu