Pitacos do Zé


Palmeiras e...

José Ronaldo dos Santos
Uma fotografia de ontem, feita pelo amigo Júlio Mendes, mostrando uma amendoeira morta na Praça da Matriz (Ubatuba), me fez reler um antigo texto.

Assim escreveu o Seo Filhinho, na década de 1970:

“Não são poucos, principalmente turistas, que se mostram curiosos quanto à idade e procedência das palmeiras que circundam a praça da Igreja Matriz.

Eis porque consignamos aqui algumas informações sobre elas e também sobre as amendoeiras, também conhecidas por chapéu de sol –que encontramos estendendo suas frondes em diversos pontos da cidade e que se vão espalhando pelas praias do Município.

As amendoeiras são árvores nativas da Malásia, mas muito bem aclimatadas no Brasil, sendo empregadas na arborização de logradouros públicos, principalmente nas praias, onde oferecem resistência aos ventos, germinando e desenvolvendo-se bem em solo arenoso, de pouco humo.
Acreditamos que as primeiras mudas dessas árvores chegaram em Ubatuba através das mudas adquiridas pela Câmara em 1876, no Rio de Janeiro, de conformidade com o recibo seguinte:

‘O Sr. João Pedro dos Santos (Para a Câmara Municipal)
A  Duarte, Filho  & Genro
12 amendoeiras, a 1$500........................................18$000
Caixão e carreto das mesmas no Rio.........................1$200
Frete.....................................................................3$600
                                                                             RS 22$800

Recebemos do Sr. João Pedro dos Santos  -Procurador da Câmara Municipal de Ubatuba, a quantia de vinte e dois mil e oitocentos réis.
Ubatuba, 27 de fevereiro de 1876.
Duarte, Filho & Genro’
(Atas da Câmara Municipal)

Se as amendoeiras que encontramos aqui, espalhadas por toda parte, fossem nativas, como querem alguns, certamente a nossa Câmara, que há mais de um século já se mostrava preocupada com a ornamentação urbana, não cometeria a insensatez de importar 12 mudas do Rio de Janeiro, para plantá-las em nossas praças”.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu