Pitacos do Zé


Ideias movem tudo

José Ronaldo dos Santos
“Não é triste mudar de ideia; triste é não ter ideia para mudar”, já escreveu há mais de meio século Aparício Torelly, o Barão de Itararé.

A partir disso, me vejo refletindo sobre a perda da noção de cidadania, sobretudo entre os pobres, no meu meio social. O que está causando – ou contribuindo – para que seja constatado isso?

Talvez a resposta esteja na psicologia que envolve a pobreza. Primeiramente, bombardeado pelas tantas propagandas, ele (pobre) não consegue consumir como gostaria. Acaba, mais tarde, consumindo a tecnologia, a moda etc...etc... já descartada pelos mais ricos. “Tudo em suaves prestações”. Depois, as suas relações sociais são frágeis, sempre driblando os conflitos. No fundo, dizia o meu saudoso pai, na lida estafante que tinha: “O pobre é bom enquanto é útil”. Assim, tudo isso e algo mais, resulta na sensação de impotência, de pouca importância no que pensa ou deixa de pensar, sendo incapaz de participação política.

Será, então, que decorre daí o desrespeito ou pouca importância às noções de civilidade (participação comunitária e cultural, higiene, limpeza, uso das vias públicas, aproveitamento escolar etc.)?

Enfim esta é uma reflexão de ordem ética, no entendimento de crítica à moralidade do comportamento humano.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu