Manchetes do dia

Quinta-feira, 12 / 06 / 2014

Correio Braziliense
"Somos todos Brasil"

Vai ter Copa? Sim. Ela começa hoje. Como será é que são elas

Nunca antes, nem mesmo na ditadura, a disputa de um Mundial dividiu tanto o país. Desta vez, porém, não se ouvem críticas à Seleção Brasileira. Quando a bola rolar, às 17h, contra a Croácia, o time escalado por Felipão será aplaudido ou não pelo que jogar dentro de campo. As divergências sobre a Copa são de outra natureza. Descontentes com a competição acreditam que o governo teria feito melhor se tivesse investido em escolas, hospitais e transporte público no mesmo padrão dos estádios construídos por exigência da Fifa. Na abertura do torneio, no Itaquerão, o Planalto teme que vaias aumentem o desgaste político da presidente Dilma. Futebol à parte, também existe preocupação com protestos de sindicalistas e blackblocs.

Folha de S. Paulo
"Copa começa hoje com seleção em alta e organização em xeque"

País dá início em São Paulo à 20ª edição do torneio, um dos maiores eventos de sua história; Brasil é favorito ao título; Gastos bilionários e obras inacabadas geram desconfiança

O Brasil volta a sediar a Copa do Mundo de futebol nesta quinta-feira (12), após quase sete anos de preparativos e 64 anos depois de abrigar o evento pela primeira vez, em 1950. Brasil e Croácia se enfrentam às 17h, no Itaquerão, em São Paulo, na abertura da 20ª edição do torneio. A seleção nacional, que busca o hexacampeonato, entra em campo como favorita, invicta nos 13 jogos oficiais com Luiz Felipe Scolari, mesmo técnico do penta em 2002. “Chegou a hora! E vamos todos juntos, é o nosso Mundial”, disse Felipão nesta quarta, em entrevista coletiva. A Copa no Brasil consumiu cerca de R$ 26 bilhões, a maior parte dinheiro público, gastos em estádios novos e obras de infraestrutura, muitas incompletas. Dos 167 compromissos assumidos em 2010, só 53% foram concluídos — do que ficou para trás, importantes projetos de mobilidade urbana, prometidos por governo federal e Estados. O evento acontece sob desconfiança de parte da população, que festeja as seleções, mas contesta as despesas bilionárias. Há protestos previstos para esta manhã na região do Itaquerão, mas devem ser só ecos das grandes manifestações de 2013. Os metroviários de São Paulo, que ameaçavam retomar a greve, desistiram da paralisação. Para tentar minimizar vaias na abertura, a presidente Dilma (PT) não discursará no estádio.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu