Manchetes do dia

Terça-feira, 27/ 05 / 2014

Correio Braziliense
"Nunca uma Copa dividiu tanto o país"

O sentimento de insatisfação com o Mundial ameaça superar a paixão nacional pelo futebol e incendeia discussões políticas.

Além da revolta contra o Mundial, como a expressada por grevistas que vaiaram a chegada da Seleção ao Rio, ontem, especialistas estão surpresos com a elevada parcela da população que revela desinteresse pela Copa. “São manifestações associadas à insatisfação com o dito legado mais prometido que entregue”, avalia o cientista político Leonardo Barreto. A mudança de comportamento é clara: nas rodas de amigos, o velho papo sobre futebol vem perdendo espaço para os debates políticos.  

Folha de São Paulo
"Rede de ‘coiotes’ controla tráfico de haitianos ao país"

Criminosos trazem ilegalmente ao Brasil cerca de 400 pessoas por semana.

Um esquema na fronteira da Amazônia ocidental com Peru e Bolívia envia semanalmente ao Brasil uma média de 400 imigrantes ilegais —imensa maioria de haitianos, informam os enviados especiais Lucas Ferraz e Avener Prado. Em prática similar ao tráfico de imigrantes entre o México e os EUA, criminosos cobram até US$ 4.000 (quase R$ 9.000) pelo trajeto do Haiti até o Brasil. A Interoceânica, que liga o país ao Peru, virou a principal rota usada pela rede. Haitianos e africanos são forçados a usar serviços de “coiotes”, responsáveis pelo transporte. Com frequência, são roubados, extorquidos e mantidos em situações subumanas. A Folha viajou com um grupo de Puerto Maldonado (Peru) ao Acre. O motorista da van pagou propina para policiais em postos de inspeção no Peru. Autoridades do país dizem que não há investigação, pois não houve denúncia até o momento. A Polícia Federal no Acre afirma atuar no assunto.   

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu