Manchetes do dia

Sexta-feira, 18 / 04 / 2014

Correio Braziliense
"O homem que viveu para contar"

Era uma morte anunciada. Mesmo assim, a notícia da partida do colombiano Gabriel Garcia Márquez, aos 87 anos, explodiu com todo o impacto e mistério no fim da tarde de ontem 

Na Bienal do Livro, em Brasília, colegas e fãs lamentaram. Mestre do realismo fantástico, Gabo — como era carinhosamente chamado pelos amigos — reinventou o jeito de contar histórias. A fonte de inspiração? Uma avó. Ao ler Kafka, aos 17 anos, ele descobriu que o tcheco escrevia da mesma forma que ela lhe narrava contos mágicos. E teve uma certeza: era isso que queria fazer. Foi a partir daí que se tornou jornalista — profissão que considerava a melhor do mundo — e um dos mais geniais escritores do planeta. Ficou rico e famoso. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, é autor de clássicos como Cem anos de solidão, Crônica de uma morte anunciada e O amor nos tempos do cólera.

Folha de São Paulo
"Após dois dias e 52 mortes, PM da Bahia encerra greve"

Tropas federais ficarão no Estado mesmo com acordo entre o governo e os policiais

Após quase dois dias, a Polícia Militar da Bahia encerrou a greve da categoria. Durante a paralisação de 46 horas, houve ao menos 52 homicídios na Grande Salvador - a média na região é de cinco casos por dia. Também ocorreram saques, ônibus deixaram de circular e lojas fecharam. Para encerrar a greve, o governo baiano aceitou elevar gratificações de policiais, discutir o plano de carreira e o código de ética da corporação e rever processos contra PMs grevistas em 2012. O governador Jaques Wagner (PT), que apontou “interesses eleitorais” no movimento, negou ter cedido a pressões. “O que foi assinado hoje [ontem] é praticamente igual ao ofertado antes da greve.” A paralisação foi liderada pelo soldado Marco Prisco, vereador em Salvador pelo PSDB e pré-candidato a deputado. Mesmo com o fim da greve, as tropas federais continuarão na Bahia até a situação se normalizar.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu