Manchetes do dia

Segunda-feira, 24 / 03 / 2014

Correio Braziliense
"Com inflação, sonhos das famílias da nova classe média viram dívidas"

Elas se veem obrigadas a reduzirem o consumo, fecharem empreendimentos e se sacrificarem para pagar compromissos assumidos nos anos de fartura

Da compra do carro em até 72 vezes sem entrada, sobraram apenas os carnês atrasados. Em muitos lares, os bancos já arrancaram os veículos da garagem. Investimentos de microempresários, animados com a onda de um Brasil que estava dando certo, viraram pó. Ou dívidas. Sonhos de reformar a casa ou viajar para o exterior pela primeira vez tiveram de ser adiados. Endividadas e desorientadas pela inflação, as famílias mais pobres e, sobretudo, as da nova classe média levaram um balde de água fria no último ano. É hora, dizem os especialistas, de colocar o pé no chão e ajustar de vez as finanças. O cenário de crédito farto, juros baixos e consumidores afoitos se desmanchou. Desde o fim de 2010, a expectativa de crescimento da economia perdeu força. A boa onda que levou os brasileiros a comprarem como nunca não se sustentou. “As famílias estão menos empolgadas. Houve uma mudança drástica de perspectiva”, comenta Renato Meirelles, diretor do Instituto Data Popular, responsável por uma pesquisa divulgada na última semana que mostrou como os brasileiros estão pesquisando e se sacrificando mais para pagar as contas.

Estado de Minas
"Brasil mantém o quarto lugar nas vendas mundiais de carros em 2014"

Entre as montadoras, a Volkswagen ultrapassou a Toyota com 526.299 unidades vendidas

O mercado brasileiro de automóveis começou o ano de 2014 mantendo o quarto lugar do ranking mundial na comercialização de veículos. Os dados de janeiro foram divulgados pela Jato Dynamics do Brasil. A China permanece no topo das vendas do mundo com mais de 2 milhões de veículos, um aumento de 7,6% se comparado com o mesmo período de 2013. A segunda posição é dos EUA, mesmo com uma queda significativa de 2,2% nas vendas em relação a 2012. Já o Japão mantém a terceira colocação com um crescimento de 29,1% no mês. Em quarto lugar, o Brasil permanece na quarta posição com alta de 1,0%, nas vendas do mês em relação a 2013 e logo em seguida vem a Índia com uma queda de 9,6%. Na sexta e sétima posição, a Alemanha e Grã Bretanha registraram alta de 7,1% e 8,1%, respectivamente. A França apresentou uma queda de 1,1% na oitava colocação e a Rússia iniciou o ano em nono lugar com queda de 5,8% e a Itália fecha o ranking com 3,3% de aumento nas vendas.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu