Pitacos do Zé

Só por hoje (II)

José Ronaldo dos Santos
O desafio de sempre é o encontro consigo mesmo. Mas como fazer isso diante da agitação da vida?

Creio que muitos sábios já indicaram o caminho: buscar fazer uma higiene física e mental. É o que, certamente, nos aliviará da tensão emocional massacrante.

Caminhar, dançar, ler, conversar e apreciar  boas músicas são alguns dos hábitos depurativos, capazes de curar, aliviar e consolar. São “novos hábitos” que confrontam a agitação da atualidade, que indicam outras possibilidades capazes de nos equilibrar.

Eu posso falar mais dos efeitos das caminhadas, pois me proporcionam muitas coisas (paisagens, pessoas, cheiros, seres diferentes, cores, silêncio...). Houve um tempo em que, nos fins de semana, logo cedo, eu punha na mochila algum alimento, livro, caderno e saía para lugares mais distantes. Andar era um apelo que estava em mim; me tranquilizava sem precisar recorrer a nenhum medicamento artificial. Quando era a segunda-feira, eu estava reabastecido para o cotidiano da semana.

Um desafio: procure andar pelos seus arredores e enxergar além daquilo que se vê.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu