Pitacos do Zé

Oportunistas e safados entre nós

José Ronaldo dos Santos
Nas cercanias de minha casa mora muita gente boa, mas também tem gente safada, oportunista, mau caráter etc. Muitos dizem que “é assim desde que o mundo é mundo”. Pode ser, mas desconfio que ultimamente as coisas estão piores. Deve ser por causa da impunidade, onde se comete os mais assombrosos crimes e pouca coisa acontece em termos de punição. Já disse o velho Platão: “A impunidade deixa os maus ainda piores”.
   
No ano passado, um morador do entorno, devidamente identificável como alguém  religioso (veste terno em diversos dias da semana, e, juntamente com a esposa, se dirige a uma igreja no próprio bairro portando uma bíblia) me confidenciou: “Seo Zé, estou cuidando de um terreno grande no fim da rua, depois da curva. Não tem dono. Eu cerquei e mantenho limpo. Agora vou me informar o que faço para conseguir fazer a documentação”. Eu me admirei disso. Afinal, é um bairro muito concorrido para um terreno, num loteamento legalizado, não ter dono.  Mas....Passou!
   
Nesta semana, sem fazer nenhum esforço, ouço um grupo (quatro ou cinco pessoas) conversando na esquina, rente ao meu muro. Reconheço a voz do religioso notório. Entre outros assuntos, escuto que alguém quer comprar um terreno para construir e morar nesse lugar. Prontamente o identificado propõe: “Eu tenho um terreno. Mede 450 metros quadrados. É perto daqui. É no fim da rua. Quer ir lá ver?”. O outro demonstrou interesse e quis saber do preço. “Vendo por 90 mil reais”. Pelo jeito o outro achou caro e perguntou se não vendia a metade. “Não, não vendo meio lote. Só vendo ele inteiro”. Depois continuaram a prosa. Pelo rumo das falas não teve negócio.
   
Eu nem parei de cuidar das minhas plantas. Só refleti: “O danado é liso demais! Já está vendendo o tal terreno que não é dele, que certamente está totalmente irregular etc.”. Se acreditarmos nas narrativas atribuídas a Jesus Cristo, nesse contexto de século XXI, a partir de uma conversa desse teor, ele exclamaria:
   
“Oportunistas safados sempre tereis entre vós!”.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu