Pitacos do Zé


Esporte e Cidadania

José Ronaldo dos Santos
Quando eu era criança, além das remadas, braçadas e correria no lagamar, pouca coisa se falava na área de esportes em Ubatuba. Também nem televisão, revistas ou jornais tínhamos.

Hoje a coisa é diferente. A cidadania evoluiu, tem secretarias (de esporte, lazer e turismo...). Há equipamentos e estrutura para a maioria das categorias esportivas. Ah! Também tem um pessoal que recebe, via nossos impostos, para promover as cidades através do desempenho nas disputas. É legal ver, nas provas e torneios por aí afora, os atletas portando os nomes de suas cidades em seus uniformes!

No domingo que passou (09 de junho), novamente eu acompanhei a Associação Nunes de Karatê. Foi o XX Torneio da Amizade de Karatê-do, em Arujá (SP). E mais uma vez, por falta de transportes, esta associação que representava Ubatuba levou poucos atletas. A primeira questão é esta:

O que é preciso fazer pelos atletas com garra para competir e honrar o nome da nossa Ubatuba?

Ao todo foram dez atletas (desde a pequena Raffaella até a veterana Terezinha Maria), trazendo onze medalhas (cinco ouro, quatro prata e dois bronze). Mais importante que as conquistas foi a oportunidade de convivência e de crescimento de todos, inclusive dos familiares dos competidores.

Um dos objetivos deste texto é agradecer aos pais dos alunos da Associação e demais apoiadores: Rocha Sorvetes, Pelé (do Supermercado Paulista). Mercadinho e Padaria São Bento e Castellar Engenharia, cuja sede está em Curitiba – PR. Parabéns por acreditarem no potencial dos atletas, ajudando a abrilhantar um pouco mais a nossa cidade, fortalecendo a esperança de um mundo melhor!

Enfim, àqueles que apenas estão se acomodando na politicagem convém lembrar uma fala do sensei Antenor Nunes:

Cidade que não investe nos esportes, torna-se uma cidade sem futuro. E aqui apresento a segunda questão:

Quando os políticos da nossa cidade vão se debruçar nos desafios da modernidade, investindo na juventude para que vislumbremos novas perspectivas cidadãs?

Em tempo: a Associação Nunes tem sua sede na Rua Coronel Domiciano, nº 700, na Academia Dojo Kano.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu