Pitacos do Zé


O gato miou

José Ronaldo dos Santos
Em uma dessa tardes gostosas de outono, à sombra da casa velha, na roda dos presentes todos tinham uma tarefa: produzir uma imagem. Alguns riscavam desenhos, outros entalhavam na madeira. Poucos afobados usavam as tintas. Nisso os causos vinham trazendo, entre sorrisos, sonhos, realizações  ou inconformismos.
   
Da parte do Mario, tendo chegado do Sertão do Ubatumirim onde foi levar uma proposta de oficina cultural (dança de jongo), disse ter recebido “uma ducha fria”. Como assim? “Calma, eu explico: ao chegar naquela comunidade reunida na escola, depois de apresentar a proposta, escutei uns absurdos, inclusive que jongo era coisa dos negros, que da África veio um monte de coisas que não presta, são do inimigo etc. É mole uma coisa dessa? E o pior: a professora concordava com as falas dos presentes!”.
   
Eu interferi, dando a sugestão de alguém procurar a Secretaria da Educação do município. Trata-se de educação, da temática da dignidade humana, do respeito à pluralidade humana (que é inerente à espontaneidade).
   
De acordo com alguém que estudou mais de que eu, espontaneidade é a capacidade humana de iniciar algo novo no mundo, isto é, de agir. A  degradação da espontaneidade transforma o indivíduo em fantoche facilmente manipulável, que concorda passivamente com tudo que lhe for ordenado. Destruída a individualidade, destrói-se a pessoa humana.
   
Os demais da roda também deram suas opiniões. Dois ou três dos presentes só escutaram. Eu penso que é um atraso cultural se posicionar contra atividades  que permitam vivenciar a pluralidade cultural. A pergunta é: que cidadãos esperamos ao oferecer somente aquilo que as interpretações religiosas permitem? Faz-me lembrar de uma conversa com o velho Suassuna: “O cachorro gosta do osso. Mas sabe porque ele gosta do osso? Porque nunca ninguém lhe deu um filé!”. Nesse instante, parecendo confirmar o rumo da prosa, um cachorro latiu e um gato miou no telhado.

Twitter

Comentários

Anônimo disse…
Caro Jose Ronaldo

Tem muita gente em Ubatuba criando projetos.
Os que vão para frente tem em comum um pequeno grupo de pessoas, que se identificam e realmente gostam do assunto envolvido.
Mas os projetos que não vingam,costumam ter uma boa pessoa, com uma boa ideia,querendo que outros executem ou participem de algo que não estão afim.
E quase sempre sobra para um professor.

Você tem toda razão ao denunciar o fundamentalismo exacerbado que não respeita o limite dos outros.
Mas você erra ao generalizar,a partir da ação de alguns.
Ter fé não exclui o respeito a quem pensa diferente.
Um exemplo:
Hoje em Ubatuba um grande numero de protestantes praticam capoeira.
Eles não enxergam conflitos entre a fé e diferentes manifestações culturais,e não dão atenção aos que atacam essa arte de forma irracional.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu