Coluna do Celsinho

No escuro

Celso de Almeida Jr.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Resolução de 2010, tornou obrigatória, em prazo determinado, a transferência dos ativos de iluminação pública para as prefeituras, até então em poder das distribuidoras de energia.

Isso significa que reparos diversos nos postes como troca de lâmpadas, reatores, luminárias e materiais de fixação ficarão sob a responsabilidade dos municípios.

As distribuidoras já notificaram as prefeituras sobre tais transferências: postes, fios e transformadores, caracterizados como ativo imobilizado em serviço das distribuidoras, ficam agora sob total responsabilidae dos municípios das respectivas áreas de concessão.

Prezado leitor, querida leitora.

Essa história sinaliza que os municípios deverão atender todas as solicitações para os reparos de iluminação pública encaminhadas pela população.

Neste momento, empresas nacionais e estrangeiras estão de olho neste filão de negócios.

Uma das propostas que as prefeituras têm recebido é a seguinte:

Uma prestadora de serviços se compromete a trocar, sem custos, todas as lâmpadas do município por luminárias LED (Light Emitting Diode).

Na negociação, o faturamento da empresa que se responsabilizaria pela manutenção seria reforçado com a economia gerada na comparação com o sistema antigo.

Outras propostas para assumir estes serviços já estão nas mesas dos prefeitos de todo o Brasil para decisão em curtíssimo prazo.

Suspeito, entretanto, que resta-nos preparar o bolso para as variações da contribuição para o custeio da iluminação pública.

Ou pendurar no poste o velho lampião.

Visite: www.letrasdocelso.blogspot.com

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu