Manchetes do dia

Domingo, 20 / 01 / 2013

O Globo
"Em municípios novos, vida não melhorou" 

Os 58 criados desde 2001 já receberam R$ 1,3 bi e abriram 31 mil cargos públicos

A situação de grande parte dos 58 municípios mais novos do país, criados nos últimos 12 anos, mostra que a emancipação não melhorou a vida da população. Nos últimos cinco anos, eles receberam R$ 1,3 bilhão do FPM, fundo repassado pela União, e criaram 31 mil cargos públicos. Mas, em 91% deles, o sistema de esgoto não beneficia sequer um décimo dos moradores; um em cada três não oferece coleta de lixo nem para a metade de seus habitantes; e só 25% atingiram a meta do MEC para o Ideb, o principal indicador da educação básica. As assembleias legislativas do país têm hoje, em tramitação, 418 processos de emancipação.


O Estado de São Paulo
"Brasileiros que se dizem apartidários já são maioria" 

Eles representam 56% do eleitorado, diz Ibope; PT teve maior queda de popularidade, mas lidera preferências

O número de brasileiros que se dizem apartidários superou, pela primeira vez em 24 anos, o de pessoas que afirmam ter preferência por alguma legenda política, informam José Roberto de Toledo e Julia Duailibi. Levantamento feito pelo Ibope mostra que 56% dos entrevistados diziam não ter nenhuma preferência por partido em 2012, contra 44% que apontavam inclinação por alguma legen­da. Os dados apontam também uma que­da na popularidade do PT. Em 2010, últi­mo ano do governo Lula, o partido atin­giu o auge entre os eleitores, com a prefe­rência de um terço dos entrevistados. Dois anos depois, período que coincide com o julgamento do mensalão, esse porcentual caiu para 24%, maior queda entre as legendas no País. O PT, porém, se mantém na liderança como o partido preferido do eleitorado brasileiro, na frente de PMDB e de PSDB, apontados por 6% e 5% dos entrevistados, respecti­vamente.

Celso Melo, cientista político

“A democracia se 'rotinizou', a paixão tende a arrefecer. Tivemos também uma série de escândalos e alguns cristais se quebraram."

 

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu