Pitacos do Zé


Uma escola bem nossa

José Ronaldo dos Santos
Há bastante tempo eu não via, por dois anos seguidos, uma escola pública estadual com tantos eventos envolvendo os alunos e professores! Estou me referindo à E.E. Semíramis Prado de Oliveira, no Saco da Ribeira. Começamos o semestre com uma Festa do Folclore bem participada. Em seguida, dando prosseguimento à seleção feita nas classes no primeiro semestre, sob a batuta das professoras Luísa e Karina, a Tabuada Semíramis foi um show em todos os aspectos, sobretudo das torcidas. Parabéns ao João Pedro por mais uma vitória!

Em meados de setembro, por dois dias consecutivos, estivemos numa atividade preparada pelo pessoal do Parque Estadual da Serra do Mar (Caraguatatuba). Na semana passada os alunos, espontaneamente, comemoraram o Halloween. A equipe do Grêmio Estudantil, juntamente com o professor Benedito, fez palestra na Escola Idalina (Ipiranguinha). No dia 6/11, completando a programação do início do ano letivo, nos dois períodos aconteceu a Feira do Conhecimento, onde os alunos expuseram seus trabalhos, demonstraram suas experiências e puderam apreciar um conjunto bem interessante e repleto de conteúdo. Até a Elektro fez uma palestra maravilhosa. São comprovações de que “ a criançada” aproveitou bem os esforços dos professores, da equipe gestora e dos demais funcionários que formam um conjunto eficiente.

Eu faço questão de destacar que um conjunto eficiente sempre apresenta um bom rendimento. A coordenação não divaga em temas abstratos, e, juntamente com a direção, zela pela autonomia do projeto político pedagógico, cuida da disciplina, do bom aspecto das dependências do prédio, dos encaminhamentos cabíveis em casos especiais etc. Os alunos também percebem isso! Logo após o ENEM, os alunos comentavam entre si sobre as condições deploráveis que encontraram em outras unidades, onde fizeram as provas. Reconheceram que a disciplina da “Semíramis” faz a diferença. Certamente que, continuando nesse rumo, teremos uma safra de novos cidadãos. Em tempo: mesmo que “as autoridades” não queiram enxergar... Que venha a cidadania!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu