Manchetes do dia

Quarta-feira, 07 / 11 / 2012

Folha de São Paulo
"Eleição americana - Obama é reeleito" 

Apesar de crise econômica, presidente vence disputa com Romney voto a voto * Democrata sai com menos poder que em 2008 * Republicanos obtém maioria na Câmara, mas perdem no Senado

Luciana Coelho - Enviada especial a Chicago
O democrata Barack Obama, 51, foi reeleito presidente dos Estados Unidos, segundo projeções de redes de TVs. Às 2h30, ele havia conquistado 274 votos no colégio eleitoral que escol hei á o presidente contra 201 do republicano Mitt Romney, 65. A eleição é indireta. Para vencei são necessários 270 votos dos delegados. Obama foi reeleito apesar da crise econômica que eclodiu em 2008, uma das mais graves da história americana. A recessão elevou o desemprego a taxas acima de 10%, e muitos americanos perderam suas casas. Foi uma vitória mais modesta do que a de 2008, quando Obama foi eleito o primeiro presidente negro dos EUA. Naquela disputa, seu adversário, John McCain, obteve 173 delegados. Na votação popular, Romney obtinha 50% dos votos contra 49% de Obama. Em Estados como Flórida e Ohio, a apuração foi dramática, com os candidatos se alternando na dianteira, com vantagem inferior a 0,5%. Na Flórida, pode haver recontagem de votos, como ocorreu em 2000. Os republicanos vão manter o domínio sobre a Câmara, e os democratas controlarão o Senado. 


O Estado de São Paulo
"São Paulo descarta Exército e inicia transferência de presos" 

Líder do PCC será levado para presídio federal; União e Estado decidem criar agência contra crime organizado

O governo do Estado descartou o uso do Exército e da Força Nacional para combater a onda de violência em São Paulo, mas já iniciou a transferência de presos ligados ao PCC para presídios federais, com a ida de “Piauí”, um dos chefes da facção, para Porto Velho até amanhã. A medida, oficializada ontem na primeira reunião entre os governos federal e estadual, é a única de aplicação imediata. As outras ações antiviolência terão efeito a médio prazo, caso da agência para integrar as inteligências da Polícia Federal e da estadual. Foram acertadas ainda medidas para bloquear as rotas de entrada de drogas e armas no Estado, parcerias contra o crack e para o aprimoramento da polícia científica, e a criação de um centro de comando integrado. “Juntos, governo estadual e federal são mais fortes do que o crime organizado”, disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu