Ubatuba em foco


Paz ou traição?

José Ronaldo dos Santos
Após mediação dos padres jesuítas, aconteceu nessa área (Aldeia de Yperoig, mais tarde Vila Nova da Exaltação da Santa Cruz do Salvador de Ubatuba) a denominada “Paz de Yperoig”. Mas parece que a paz resultou em traição conforme o texto ilustrado pelos irmãos Eudes e Marta, moradores do bairro do Ipiranguinha, na atual Ubatuba.

Os pontos defendidos pelos índios confederados não parecia conter nada de extraordinário. Queriam: a libertação dos prisioneiros que se encontravam nos trabalhos forçados dos engenhos, o fim da prática de escravização, entrega dos chefes traidores para serem julgados pelos Tamoios e que os deixassem viver em paz, como os verdadeiros donos da terra. Os portugueses concordaram. Assim surgiu o acordo que hoje é chamado de Paz de Yperoig. A tradição diz que foi no dia 14 de setembro de 1563.

Era de se esperar que o tratado de paz não fosse respeitado pelos portugueses. Afinal, eles cruzaram os mares na busca de riquezas. Imagine abrir mão de vultosos lucros por causa de povos que, segundo o pensamento religioso da época, nem almas tinham! Por isso, a aldeia de Yperoig foi a primeiras dos Tupinambá a ser incendiada.

O feriado deste dia (14 de setembro) tem duplo nome: Dia da Exaltação da Santa Cruz e Dia da Paz de Yperoig. Bem que poderia aparecer uma proposta para que se mudasse para o Dia da Traição de Yperoig. Não foi isto que aconteceu?

Ainda bem que muitíssimos aspectos da cultura caiçara nos remetem à orgulhosa Confederação dos Tamoios, onde tantos tupinambás morreram defendendo a terra, a liberdade e os direitos deles!
 

Pois é! Paz de Yperoig é um nome mais adequado para cemitério! Pelo menos alguns chefes da Confederação dos Tamoios tornaram-se nomes de ruas (Cunhambebe, Aimberê, Araraí, Pindobuçu, Coakira...). 

Twitter

Comentários

Anônimo disse…
... segundo o pensamento religioso da época, nem almas tinham!

Essa afirmação não corresponde ao pensamento religioso católico da época.
Os jesuitas se envolveram em missões de evangelização na India, China, Japão, Brasil e outros.
Acreditavam no processo de evangelização e no bem da converssão de almas indigenas.
Anônimo disse…
Papa Paulo III, primeira carta de Roma aos cristãos das Indias ocidentais, bula Subliminus Deus,1537:

Pelas presentes letras decretamos e declaramos, com nossa autoridade apostólica, que os referidos índios e todos os demais povos que daqui em diante venham ao conhecimento dos cristãos, embora se encontrem fora da fé de Cristo, são dotados de liberdade e não devem ser privados dela, nem do domínio de suas coisas, e ainda mais, que podem usar, possuir e gozar livremente desta liberdade e deste domínio, nem devem ser reduzidos a escravidão,e que é írrito, nulo, de nenhum valor tudo quanto se fizer em qualquer tempo de outra forma".

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu