Pitacos do Zé Ronaldo


Para ensinar

José Ronaldo dos Santos
Desde 1494, o território que mais tarde recebeu o nome de Brasil, já pertencia, de acordo com o Tratado de Tordesilhas, ao rei português. Pedro Álvares Cabral, em 1500, somente veio tomar posse.

Naquele tempo somente os indígenas moravam aqui. Eles tinham um modo de vida muito especial, bem em conformidade com a natureza que estava ao seu redor.


Esta é uma amostra de um projeto iniciado com jovens talentos da Região Oeste, do bairro do Ipiranguinha, em Ubatuba.

Há oito anos, no início do governo municipal que aí está, encaminhei ao sistema municipal de educação escolar uma pretensão de obra pedagógica, cujo objetivo era dar a conhecer,  em seus princípios básicos, a história de UBATUBA.

Ainda bem que era uma cópia das primeiras páginas! Até hoje não recebi os meus papéis, quem dirá alguma resposta!

Os desenhos são dos irmãos EUDES e MARTA. É de se lamentar que os talentos em nossa realidade sejam tão desprezados! Que os dois, assim como tantos outros artistas desta cidade, fiquem esquecidos e deixem de contribuir para um mundo melhor naquilo que eles fazem tão bem, podendo passar por aperfeiçoamentos.

Pode ser que, quando esse governo (?) passar, a gente possa voltar a repensar neste projeto e oferecer mais oportunidades à nossa juventude.

Em tempo 1: Agradeço ao proprietário da Quitanda Izu por ter empregado os citados ex-alunos, e, também ao Julinho Mendes, por incluir o talentoso Eudes na ilustração do CD do Grupo Guaruçá  (sobre a lenda do Boi de Conchas).

Em tempo 2: quem quiser ter uma visão maior da amostra pode conferir no coisasdecaicara.blogspot.com.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu