Manchetes do dia

Sábado, 02 / 06 / 2012

Folha de São Paulo
"Economia estagnada põe governo Dilma em alerta" 

Queda de investimentos faz PIB ter resultado semelhante ao de países em crise

Com a redução dos investimentos de empresas e governo, a economia brasileira cresceu apenas 0,2% no primeiro trimestre em relação aos três meses anteriores, segundo o IBGE. A expansão foi semelhante à dos países em crise na Europa. A estagnação do PIB ameaça as promessas de crescimento do governo Dilma Rousseff. Desde o início de seu mandato, foram cinco trimestres consecutivos de expansão abaixo de 1%, o que não acontecia desde o final da década de 90. Em reação, Dilma orientou sua equipe a desencadear uma ação coordenada para estimular a economia e evitar que o avanço neste ano seja menor que 3%. Estão em estudo medidas na área tributária e de incentivos ao investimento.

O Estado de São Paulo
"PIB cresce só 0,2% e mercado já prevê alta de apenas 2% no ano" 

Investimentos e agricultura tiveram os piores resultados no primeiro trimestre, colocando o Brasil na lanterna dos Brics; para Mantega, economia está estimulada

O PIB brasileiro do primeiro trimestre manteve a semiparalisia e cresceu apenas o,2% ante o último trimestre de 2011, na série livre de influências sazonais, informou o IBGE. É um ritmo anualizado de 0,8%, o que está derrubando ainda mais as projeções de crescimento em 2012 - ontem, analistas ouvidos pelo Estado reduziram as previsões para algo em tomo de 2%. O Brasil teve a pior expansão entre os Brics e cresceu menos que EUA e Alemanha, economias abaladas pela crise. O ministro Guido Mantega (Fazenda) culpou as importações por parte do problema, mas disse que, apesar do resultado, a economia está estimulada. Um dos principais destaques negativos do PIB foram os investimentos, que recuaram 1,8% (7,4% anualizados) ante o último trimestre de 2011. A agropecuária, por sua vez, caiu 7,3% (32,6% anualizados), por causa da seca.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu