Coluna do Celsinho

Checklist

Celso de Almeida Jr.
Parei na página 120.

Lembre-me!

Brincadeirinha...

Usei marcador de livro.

A obra é de Atul Gawande, cirurgião geral e endócrino que reside em Newton, Massachusetts.

Reproduzo um trechinho da orelha da quarta capa:

“Ao longo do livro, ele revela o que os checklists podem e o que não podem fazer e como são capazes de contribuir com melhorias impressionantes em outros campos além da medicina. Em um dos exemplos, analisa como piloto e copiloto evitaram um desastre de grandes proporções ao pousarem um Airbus no rio Hudson, seguindo as etapas apropriadas.”

Checklist foi lançado no Brasil pela Editora Sextante, com tradução de Afonso Celso da Cunha Serra.

Recomendo a leitura.

Atraiu-me por um desejo particular.

Cheguei aos 46 anos, casado, com filhinha para criar.

Ambiciono pilotar teco-teco, destes que decolam fácil e pousam em qualquer pistinha.

Seria uma pena encurtar minha vida por descuido na conferência de algum item indispensável para um voo tranquilo.

Por isso, a prudência manda definir com clareza os passos mínimos necessários em cada processo, não transferindo para a memória, meio cansadinha, todas as responsabilidades.

Gawand afirma que as falhas evitáveis no mundo atual são erros de inépcia, que acontecem quando não fazemos bom uso do conhecimento necessário para realizar algo.

Com Checklist ele prova que podemos obter melhores resultados para quase todo tipo de dificuldade.

E, como tenho muitas, despeço-me, rumo à 121...

Visite: www.letrasdocelso.blogspot.com

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu