Manchetes do dia

Segunda-feira, 12 / 12 / 2011

Folha de São Paulo
"Acordo do clima obrigará países a cortar emissões" 

Conferência em Durban acaba, por outro lado, sem tomar nenhuma medida imediata contra o aquecimento global
x
O cambate à mudança climática teve seu maior avanço político desde o Protocolo de Kyoto, em 1995. A conferência de Durban (África do Sul) lançou base de um acordo contra emissões de gases-estufa no planeta inteiro após 2020. O acerto obrigará todos os países do mundo, incluindo os dois maiores poluidores (EUA e China), a cumprir metas de redução. Isso é inédito na Convenção do Clima da ONU, pois ataca a divisão entre países desenvolvidos e em desenvolvimento - algo que esteve na raiz do fracasso de outras reuniões.

O Estado de São Paulo
"Conferência do clima faz acordo com apoio inédito de EUA e China" 

Compromisso dos dois maiores poluidores do mundo para reduzir emissões é um dos resultados da reunião; para ministra brasileira, desfecho foi 'histórico'

Representantes de 200 países reunidos na 17ª Conferência do Clima da ONU em Durban (África do Sul) aprovaram um pacote que prorroga o Protocolo de Kyoto, viabiliza o Fundo Verde Climático e cria um roteiro para o futuro acordo global, que vigorará a partir de 2020, com metas obrigatórias para todos os países reduzirem emissões de gases-estufa. Será a primeira vez que o EUA e China, os maiores poluidores do mundo, terão compromissos para cortar emissões. Na avaliação da ministra brasileira Izabella Teixeira (Meio Ambiente), o resultado foi "histórico".

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu