Ubatuba em foco

Guarda Municipal de Ubatuba

Esclarecimento ao contribuinte

Objetivo: Denunciar o desleixo da administração para com a instituição

Valdir Salomão do Prado
A Instituição Guarda Municipal foi criada neste Município no ano de 1995 primeira turma com 40 guardas e depois de um ano, em 1996 foi formada a segunda turma somando a primeira com mais 30 guardas num total de 70.

Neste período não houve mais nenhum concurso para efetivar mais guardas como era de esperar já que seriam no total 150 como esta na lei que a criou. Hoje a Guarda tem seu efetivo reduzido porque a maioria foi desviada para outras funções em outras secretarias. A população cresceu e os trabalhos da Guarda só aumentaram e em muito. 

Foi nos dada novas atribuições somadas às anteriores nas mesmas condições, sem qualquer investimento na área humana ou de equipamentos. Sempre fomos solicitados para fazer de tudo trabalhando em todos os lugares da administração publica municipal e fora dela. No comando da instituição tivemos comandantes de todas as ideologias sempre indicados pelo prefeito, todos militares da reserva e poucos vieram com o propósito de elevar o nome da instituição. Exercemos atividades para o Estado que colocou nossas vidas em risco. Tivemos que vigiar presos na cadeia publica por conta de uma ordem judicial que nunca existiu e que resultou quase no assassinato de um colega que hoje não faz mais parte da instituição. Passamos por momentos muito ruins e chegamos a estar na rua com o porte de arma vencidos, sujeitos a sermos todos presos e alguns colegas foram alvo dessa insanidade de conhecimento de comandos e até da administração. Tomamos conta de lixão. Em algum momento paramos para reivindicar alguns direitos inerentes a função como o beneficio por exercermos função de risco e o regime especial de serviço para acabar com as horas extras (tivemos que fazer isso parar) para conseguir e assim mesmo tivemos que entregar nossa arma por ordem do comando sem qualquer motivo que o justificasse. Passamos por diversas humilhações que aqui não cabe relatar. Sempre estivemos presentes em atendimento a população em todos os sentidos, tanto na ocorrência policial como no atendimento a socorro de atendimento a saúde. Detivemos elementos nocivos a sociedade como traficantes, homicidas, atos infracionais por menores, apoio sempre as instituições do ministério publico e demais órgãos. Alguns nos criticam mas sempre que precisam nos chamam; no atendimento a população sempre estivemos presente e resolvemos, tanto que ela confia em nós. Nunca tivemos endereço fixo. Cada ano num lugar que sempre foi péssimo sem o mínimo de dignidade o que continua até o dia de hoje. A administração que foi eleita com todo o apoio da guarda na promessa de que teria melhorias tanto no âmbito humano como também nas condições de trabalho, só tirou tudo o que tínhamos antes e não nos deu nada. Na sede, onde estamos mais parece uma pocilga, cheia de ratos, bosta de pombos, muitas goteiras, sem dignidade alguma. A população não sabe onde é nossa sede. A que nos foi prometida até certo tempo atrás mais parecia que ia ser atrativo de ruína para os turistas, mas os guardas resolveram por as mãos na massa e estão levantando paredes, batendo laje, para ver se mudamos para lá e ainda assim a administração não quer ajudar em nada. É no mínimo vergonhoso. (Enquanto eles estão fazendo a função de outros, os que estão na rua ficam sobrecarregados e a população fica a deriva sem a atenção necessária. Quando fizeram a planta disseram que já havia recurso especifico pra levantar e terminar a obra, mas me parece que o dinheiro teve outro destino)

Para enfraquecer a instituição e por motivos politiqueiros a administração resolveu separar os guardas mandando-os para diversas secretarias deixando só uns poucos para não extinguir a guarda. Parece-me meio estranho que a administração ainda não tenha tomado a atitude de terminar com a instituição, ou é por medo da reação popular ou porque  dentro da instituição o prefeito tem muito apoio político. Talvez um dia ainda mude, mas é bom a população saber que a guarda foi criada somente com objetivo político. Foi com o tempo e o trabalho prestado pela corporação que ela foi ganhando espaço, conquistando a população e ganhando forças que até gerou conflito junto às demais corporações dentro da secretaria de segurança publica. Ganhamos respeito, muito, mas hoje estamos fragilizados, com uma quantidade de guardas fazendo o trabalho sobrecarregado no atendimento a demanda crescente das ocorrências que não são poucas. Isso com certeza estressa, torna o serviço ineficiente, gera desconforto emocional, deixa a imagem de que a corporação não quer fazer o serviço e deixamos  de atender certas ocorrências  por falta de condições materiais como viaturas (estão sucateadas e sem manutenção) nunca há recurso para arrumar nossas viaturas e temos que mendigar nas oficinas para trocar peças que custam menos que 50 reais que alguns guardas pagam de seu próprio bolso ou temos que fazer a famosa vaquinha. Quando não podemos comprar a vtr fica parada ou vai para outra instituição que a reforma e fica por lá mesmo. Viaturas destinadas a uma secretaria não pode ir para outra, é função especifica, é lei. Vivemos o drama de não termos um plano de carreira, promessa frustrante da atual administração que as vésperas da eleição política nos vêm dizer que vai fazer isso e aquilo, mas depois vira-nos as costas. Há muitos  que ignoram nossa instituição, nos menosprezam, chama-nos de vagabundos, e estão dentro da própria administração, mas sempre que precisam nos chamam e com demagogia nos batem nas costas.

O apoio da população, que sempre acreditou em nós e sempre tenta nos ajudar para que continuemos é o que nos leva a estar na rua fazendo o melhor que podemos com as condições que ainda temos.

Da administração sempre estaremos esperando o mínimo porque já estamos saturados do desprezo humano e do descaso para com a instituição Guarda Municipal que deveria estar mais motivada, capacitada e treinada para atender aos anseios desse nosso povo tão carente e sofrido já de outras necessidades.

Valdir Salomão do Prado é guarda municipal e fala em nome de alguns integrantes dessa nobre instituição que querem o bem da Guarda Municipal e de sua população, seu principal patrimônio público.

Comentários

tato disse…
Parabéns pela coragem!



Estamos solidários, pois acreditamos nos serviços prestados a toda nossa população.

Como presidente Municipal e Coordenador Regional do PTB, coloco-me a disposição

e convoco a todos do meu partido, para ajudar no que for necessário para levantar

os recursos necessários para a conclusão da sede de vocês que com toda certeza nos

dará mais segurança!



TATO - PTB

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu