Tarde fria e cinzenta

Novembro vem aí...

Sidney Borges
O tempo continua acelerado. E a população crescendo de forma igualmente acelerada. Quando nasci havia menos de 2 bilhões. Na infância essa marca foi atingida e agora, no limiar da velhice, ouço falar na cifra espantosa de 7 bilhões de viventes. Tem gente que acha ruim, outros acham bom. Eu não acho nada, não tenho dados suficientes. Sei que apesar dos inúmeros problemas que há a humanidade vive melhor do que viveu outrora.

Ubatuba está em obras. O prefeito trabalha para fazer o sucessor. A oposição não se impressiona, torce o nariz e mostra confiança. Sem dispor da visibilidade do alcaide, que domina a mídia, joga na base do corpo a corpo. Vai ser uma disputa no estilo do campeonato brasileiro, acirrada. Fiz uma comparação futebolística para homenagear o ex-presidente Lula que vive um momento especial. Força Lula!

Comecei falando da população, vou continuar. Introdução a um raciocínio esclarcedor: uma hora tem 60 minutos e um minuto 60 segundos, o que dá 3 mil e 600 segundos por hora. Um dia tem 24 horas, fazendo as contas encontramos 86 400 segundos num dia.

Faxendo uma continha simples encontraremos quantos dias serão necessários para que uma pessoa contando gente à razão de um indivíduo por segundo chegue à população terráquea:

Assim: 

86 400 é o número de segundos de um dia;
x é o número de dias buscado;
7 000 000 000 é a população do planeta.

86 400. x  = 7 000 000 000
x = 7 000 000 000/86 400
x = 81 018, 51 dias.

Vamos arredondar pra 81 000 dias que divididos por 365 (número de dias em um ano) nos dará quantos anos contaremos gente.

Feitas as contas chegamos a aproximadamente 222 anos.

Prepare-se então. Se você quer saber se 7 bilhões é um número correto deve passar os próximos 200 anos contando, 24 horas por dia, sem parar nem para ir ao banheiro.

Só um pessoa conseguiria tal feito. Oscar Niemeyer. Mas ele é esperto e não perderia tempo com tamanha bobagem. Se a ONU diz que são 7 bilhões, pra que duvidar?

Para finalizar digo que em Ubatuba tem Sato, tem Moromizato e, no contraponto, tem Tato. Isso antes mesmo do primeiro ato.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu