Pensata ubatubense

Um País com valores invertidos. É o caos se instalando.

Antenor Ricardo Benetti
A situação da USP, que nos últimos dias se tornou refém de seus alunos, é uma clara demonstração do momento que passa o país. Situação na qual pessoas privilegiadas por estudarem em uma instituição de renome, que serão os “profissionais mais capacitados” de amanhã, buscam em confrontos truculentos a isenção do cumprimento de regras impostas aos demais cidadãos.

Mas o que se vê só é o reflexo de uma crise muito mais séria em todas as áreas de nosso dia a dia. Temos “cracolândias” que se instalam e fazem parte dos noticiários diários e também parecem ser campos neutros. Temos milícias descaradas e governos paralelos, como no Rio e veladas como é o caso de São Paulo. Vemos diariamente desvios de políticos que se revezam no poder, alterando claramente somente quem vai “dividir” a propina e os desvios. Desvios nos ministérios do esporte, dos transportes e tantos outros. Prefeitos cassados, vereadores presos, mas que diante da fragilidade de nossas leis, não ficam presos por muito tempo e nem devolvem aos cofres públicos o que desviaram.

O lance do momento parece que é ser corrupto ou fraudador. O corrupto tem influência e status, tem filhos nas melhores escolas e universidades, tem os melhores tratamentos de saúde e, se é político, (ou ligado ao poder) pode fazer leis para manter eternamente o quadro que o favorece.

É a falência do Estado. É a lei do cão instalada.

Tente denunciar um corrupto. Você será repudiado e execrado pelos influentes, isolado pelos homens supostamente de bem, mas que são covardes, a omissão ou a conivência os torna do mesmo naipe dos criminosos que se utilizam do que é público em proveito próprio. Os que se calam são como prostitutas que se vendem porque precisam ganhar a vida, não há prazer, apenas necessidade.   

Existe uma certeza diante desse caos. Há que se rever de maneira severa quem colocamos para nos governar. Se colocarmos pessoas com desvios de conduta no poder, certamente não farão nada contra seus semelhantes (espírito de corpo ou falta de moral), pois quanto mais bagunça melhor. Quando não apoiamos projetos que buscam a moralidade como é o caso do ficha limpa, estamos apoiando os desvios e sua perpetuação. A USP não tem somente 200 alunos (número apresentado pela imprensa como os que confrontaram a PM), logo, cadê os demais. Se calam? Dá a impressão que o ponto é muito maior do que 03 pessoas fumando maconha. Não se cale. Denuncie. Assim estará valorizando seu País.

Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos.

Antenor Ricardo Benetti – Funcionário público Municipal (Ubatuba) há 23 anos, Gestor Público de Formação e, acima de tudo, cidadão.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu