Chapa 2 na cabeça!


Arquitetos, uní-vos

Colegas, finalmente chegou a hora de montar nosso próprio Conselho de regulamentação profissional. Desde 1933, em decreto assinado por Getúlio Vargas, os arquitetos brasileiros vivem ensacados num conselho multiprofissional no qual fomos sempre eterna minoria.

Nele, nunca conseguimos implantar as regras que pretendíamos para valorizar nossa profissão, exercer o domínio da organização e construção dos espaços destinados ao uso das atividades humanas e dos espaços urbanos com a exclusividade que nossa formação universitária nos assegurou para o benefício da Sociedade.

Enquanto na prática os trabalhos entre os mais diversos profissionais sempre se complementaram formando parcerias exemplares, dentro do Sistema CONFEA/CREAs sempre predominou o rolo compressor que nos impediu a exclusividade de nosso mercado de trabalho, ocupado por calígrafos protegidos pela inércia do próprio Sistema. O jogo de interesses sempre falou mais alto, e, enquanto minoria, perdíamos.

Existem cerca de 180 paises filiados à UIA –União Internacional dos Arquitetos dos quais somente 8 ainda têm conselhos multiprofissionais.  Destes, 7 são pequenas repúblicas de menor expressão, o 8º é o Brasil.

Estamos atrasados quase cem anos em nossa estrutura profissional.

Somos mais de 37.000 arquitetos no Estado de São Paulo. É um absurdo, é falso e é enganoso o argumento de que não deveríamos sair do Sistema porque teríamos dificuldades operacionais para montar a nova estrutura, fato que prejudicaria os próprios arquitetos. É isso que pensam abertamente sobre os arquitetos, que somos um bando de incapazes de montar uma organização moderna, clara, ética e útil à sociedade.

A Chapa 2 reuniu os nomes mais experientes nessa longa luta por nossa emancipação profissional, completando o grupo com jovens aguerridos conscientes da importância de um novo papel a desempenhar neste século XXI.

Ao futuro, sem cordão umbilical, sem rancores, sem preconceitos.

Renato Nunes/Ubatuba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu