Espaço do Zé

Foto: Julio Mendes

Os peixes precisam do largo

José Ronaldo dos Santos
Eu pude conhecer a Baía de Ubatuba piscosa, mas de acordo com os mais antigos, ainda “não era nada em comparação com outros tempos, quando não havia traineira arrastando até no quebramar!”. Lembro-me bem dos lances de rede dados por Florindo T. Leite, por Aládio e outros. Ainda era fartura, alimentava muita gente. Enfim, parece que o pessoal, desde aquele tempo (do início dos arrastos mecanizados nas nossas baías) já sabia o que diminui a oferta de pescados. Afinal, a rede de malha miúda pesca tudo, inclusive os filhotes. O que tem de ser feito?

a) Optar por uma pesca mais artesanal, ou seja, que deixe o peixe procurar a isca;

b) Garantir a proteção dos peixes, sobretudo dos que precisam crescer.

Eis a minha proposta: fazer da Baía de Ubatuba um espaço de parcéis artificiais para que os frutos do mar se reproduzam e atraiam os peixes para a alimentação e proteção. Quantas carcaças de automóveis vemos abandonadas no município? É certeza que, após um tratamento adequado, num semestre afundadas, as cracas as infestarão e os peixes já estejam em casas novas. E posso propor outras sementes de civilidade para o nosso espaço: por que não criar um charme para a cidade das canoas, com o mar coalhado delas? E por que não desenvolver a canoagem desde os primeiros anos escolares como uma marca coerente com a tradição natural?

Nós todos precisamos refletir sobre isso, mas principalmente aqueles que dependem diretamente da atividade pesqueira e precisam ir cada vez mais longe para trazer uns pescados que, há coisa de quarenta anos, eram devolvidos ao mar porque fazia parte da miuçalha.

Comentários

Anônimo disse…
Ô, gente, experimenta jogar um parafuso velho no mar... chove verdinho (inclusive os da pm ambiental). colocar carcaça de ferro-velho (carro velho) no mar, então? não se pode nem acender luminárias na praia grande, prá não cegar os guaruçás (os da praia)... não sei como (aliás, acho que sei, mas deixa prá lá) aquele píer do itaguá brotou e cresceu lá. é uma ideia e tanto.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu