Manchetes do dia

Sábado, 07 / 05 / 2011

Folha de São Paulo
"Inflação estoura a meta pela 1ª vez em seis anos"

Índice de 6,51 % em 12 meses ultrapassa faixa de tolerância, de 6,5%; governo prevê desaceleração da taxa mensal em maio

Pela primeira vez desde 2005, o índice oficial de inflação ultrapassou a meta fixada pelo governo Dilma para o período de 12 meses. O IPCA ficou em 6,51% em abril, segundo o IBGE. A meta do Banco Central é de 4,5% para 2011, com uma tolerância de até 6,5%.

O Estado de São Paulo
 "Preços do governo fazem inflação romper teto da meta"

IPCA acumulado em 12 meses chegou a 6,51%, mas índice de abril ficou abaixo das expectativas do mercado

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,77% em abril. No acumulado de 12 meses, o índice chegou a 6,51%, acima do teto da meta do governo de 6,5%. Os combustíveis, que tem os preços vigiados pelo governo, puxaram a alta - no ano passado, os vilões haviam sido os alimentos. Além disso, pesam no índice os reajustes de transporte público, energia elétrica e água, informou o IBGE. O Banco Central diz, porém, que a inflação vai baixar nos próximos meses e que a meta só vale para o período de janeiro a dezembro e não leva em conta variações além da primeira casa decimal depois da vírgula - ou seja, a inflação ainda estaria dentro da meta. Além disso, o índice surpreendeu o mercado ao desacelerar levemente em abril, após subir 0,79% em março. A notícia animou os analistas, que previam uma inflação maior. As taxas de juros caíram ontem no mercado futuro.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu