Coisas da terra

Burocracia

Sidney Borges
O que vou contar aconteceu mesmo, não é ficção e dá uma mostra de como funcionava o país e como agiam as "otoridades" por volta de 1965. Dois entusiastas do vôo-a-vela (planadores) importaram uma "máquina" quente da Alemanha. Um "cadillac" dos ares, coisa de louco. O planador chegou por via marítima e foi depositado em um armazém do porto de Santos.

Os felizes compradores rumaram para a baixada para retirar a "garça". Foram recebidos por um diligente sargento da aeronáutica que conferiu os papéis, tornou a conferir e disse que faltava o bill of sale. O planador ficaria retido e as despesas de armazenagem passariam a correr por conta dos donos.

Não houve jeito de convencer o resoluto oficial. Sem bill of sale neca de planador. Podem tirar o cavalinho da chuva, resmungou entre dentes. Homem severo. Severíssimo.

O jeito foi escrever para a Alemanha. Naquele tempo não tinha internet.

A resposta chegou semanas depois e foi desanimadora. Não podemos enviar o bill of sale referente à compra do K-6 (nome da ave). Na Alemanha não existe tal documento, típico dos Estados Unidos.

Com a carta em mãos os proprietários da belezoca aérea tentaram convencer o sargento. Tentativa vã, mais uma vez o zeloso cumpridor da lei e da ordem alfandegária foi claro. Sem bill of sale, esqueçam. Vai apodrecer no armazém.

A saída foi fabricar um bill of sale na gráfica de um dos proprietários do planador. Um documento americano foi copiado, traduzido para o alemão e impresso. Sobre as assinaturas e embaixo das estampas dos carimbos confeccionados no Belenzinho, em São Paulo, selos de vinho Liebfraumilch.

No dia seguinte, em Santos, os olhos do sargento brilharam. Eu não disse que faltava o bill of sale. Agora sim vocês podem levar a carreta com o planador para onde quiserem. E deu o toque final: se eu não sou rigoroso isto aqui vira bagunça. O planador foi incorporado à frota brasileira e o bill of sale deve estar em algum arquivo perdido no imenso rebuceteio que é a burocracia tupiniquim desde a chegada de Cabral.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu