Ubatuba

Nosso pioneiro da aviação ganha espaço

Celso Teixeira Leite
Na próxima segunda-feira, 25, às 14h30m, o Colégio Dominique inaugura a Sala “Gastão Madeira”, um espaço definitivo para abrigar o Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA, projeto lançado no ano passado e destinado a difundir a cultura aeronáutica entre nossas crianças e jovens.

O NINJA já vem proporcionando aulas gratuitas para turmas em 3 faixas etárias ( 8 aos 12 anos, 13 aos 15 anos e 16 a 17 anos) cada qual com disciplinas específicas . Os detalhes do projeto estão disponíveis no Blog do Ninja: www.ninja-brasil.blogspot.com

Com a homenagem, Gastão Galhardo Madeira, nascido em Ubatuba, um dos pioneiros da aviação brasileira, torna-se patrono do projeto.“ Estamos presenciando o fortalecimento do transporte aéreo brasileiro com uma nova postura do governo e das companhias aéreas. Precisamos unir forças com instituições que acreditem, invistam e desenvolvam programas no setor aeronáutico. Nosso compromisso é despertar o interesse dos jovens abrindo caminhos neste importante segmento profissional”, afirma Lemar Gonçalves, um dos coordenadores do NINJA.

O sonho de voar

Gastão Galhardo Madeira nasceu em Ubatuba em 20 de junho de 1869, sendo filho de Joaquim José Lázaro Madeira e Maria Angélica de Galhardo Madeira. O aeroporto local leva seu nome. Ainda criança mudou-se para São Luiz do Paraitinga, Guaratinguetá , Caçapava e São Paulo, sua residência definitiva e de onde se lançou com um dos grandes pioneiros dos estudos aeronáuticos tendo como princípio o voo das aves, observando-as demoradamente.

Aos 13 anos já chamava a atenção pela criatividade ao projetar um aparelho de movimento automático que deveria funcionar sem energia, mas o invento nunca saiu do papel. Em 1887, aos 18 anos, ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo e, paralelamente aos estudos acadêmicos, aprofundava suas pesquisas que pudessem ser aplicadas à navegação aérea. Em janeiro de 1892, publicou no “ Correio Paulistano” uma série de 12 artigos contendo estudos acompanhados de desenhos explicativos. Seus inventos garantiram passagem para a França com assistência anual de 36 mil contos de réis para as experiências definitivas com um novo tipo de aeroplano de sua criação. Gastão dirigiu-se a várias casas construtoras, mas devido a mobilização geral face a guerra e aos reduzidos recursos, retornou ao Brasil em 1917.

Em 1927 , Gastão Madeira teve o privilégio de ver seu nome ao lado de Bartolomeu de Gusmão e Santos Dumont na placa de ouro comemorativa da travessia do Atlântico pelo comandante João Ribeiro de Barros a bordo do “Jahu”. Passados 10 anos, em outubro de 1937, durante as festividades do III Centenário de Ubatuba, Gastão Madeira foi homenageado com uma placa de bronze contendo sua efígie , colocada na casa onde nasceu. Em 1940 foi eleito sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo vindo a falecer em 4 de agosto de 1942.

Celso Teixeira Leite é jornalista e ex-prefeito de Ubatuba

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu